Escritório Compartilhado: 8 principais serviços que ele oferece

escritório compartilhado

OfficePassQue os espaços de escritório compartilhado são a tendência em novas formas de trabalho não é novidade. Mas acompanhar o seu crescimento e todas as novidades pode ser um grande desafio. E sabemos que cada pessoa ou empresa tem uma necessidade diferente, por isso valorizamos as diversas funcionalidades que esses ambientes possuem.

Você sabia, por exemplo, que em alguns espaços é possível levar o seu animal de estimação? Trabalhar acompanhado do seu melhor amigo não seria nada mal, não é mesmo?

Separamos neste texto os 8 principais serviços que podem ser encontrados em um coworking, desde a infraestrutura necessária para o trabalho até os benefícios de comodidade, como cozinha compartilhada e muito mais!

Espaços de escritório compartilhado

Esses ambientes contam com as tradicionais mesas compartilhadas, ou seja, as primeiras que vêm à cabeça quando falamos de espaços de coworking. Nelas podem ser alocadas equipes e grupos ou coworkers individuais. Basta chegar, encontrar seu ponto preferido e começar a trabalhar.

Nas mesas compartilhadas há pontos de energia com várias tomadas, cadeiras ergonômicas, espaço amplo para apoio de material e divisão de espaço entre os postos de trabalho. 

Além da estrutura e conforto oferecidos, esse modelo permite a interação com outros frequentadores do escritório compartilhado. Assim, você pode fazer amizades e contatos profissionais enquanto trabalha no seu computador.

escritório compartilhado

Salas privativas

Se você e/ou a sua equipe precisam de mais privacidade, as salas privativas são uma ótima opção.  Existem diversas possibilidades de acordo com as suas necessidades e com o número de pessoas que frequentarão o espaço.

Migrar para um coworking e optar por salas privativas traz a comodidade e tranquilidade proporcionadas por um escritório próprio, mas sem todos os problemas presentes em um espaço de trabalho convencional. 

Esse modelo de espaço permite que a equipe trabalhe de maneira reservada. Isso significa não estar diretamente junto ao movimento das áreas comuns do coworking, embora frequentar esses locais liberado — e recomendado. Tudo isso sem a preocupação de gerenciar e pagar contas como água, luz, internet, IPTU, aluguel e tantas outras que vêm como bagagem em um espaço convencional.

Além disso, conversando com a administração do espaço escolhido, é possível avaliar a personalização do espaço. Algo como a utilização de cores específicas na decoração e troca de móveis, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: TOP 10 ESPAÇOS DE COWORKING EM SP

Salas de reunião

Talvez você não precise de uma sala privativa, mas em algum momento tenha a necessidade de agendar uma reunião com clientes, parceiros ou prestadores de serviço. Nesse caso, é interessante recorrer às salas de reunião.

Elas funcionam da seguinte forma: você agenda o espaço por hora, dia ou mês, dependendo da sua necessidade. Os tamanhos também são variados, podendo ir desde um espaço para duas ou três pessoas, até salas para mais de 20 pessoas.

Também é oferecido todo o suporte necessário para a realização do seu encontro. Além de proporcionar a estrutura básica, um escritório compartilhado pode oferecer equipamentos para realizar apresentações e slideshows, por exemplo.

Infraestrutura para trabalho

Os coworkings oferecem, sim, o espaço físico necessário para a realização do seu trabalho, encontros e reuniões. Mas não é só isso. As diárias nos espaços já incluem serviços de recepcionista, internet, mesas e cadeiras confortáveis. Há também lounge com pufes e sofás, serviços de impressão, limpeza e suporte diário da equipe.

Além disso, em alguns espaços são oferecidos serviços de correio e manuseio de encomendas e materiais de escritório (como papel, caneta, grampeador, entre outros). Em alguns casos, já é possível ter acesso 24h às instalações, de domingo a domingo — ou seja, você pode trabalhar no dia e horário que quiser.

Amenidades

Água, café, água saborizada, snacks… são várias as opções de amenidades oferecidas por um escritório compartilhado. Cada espaço tem, de acordo com as necessidades de seus frequentadores, serviços que facilitam o dia-a-dia e aumentam ainda mais o conforto de quem está ali.

Para oferecer uma experiência ainda mais agradável para seus frequentadores, diversos espaços contratam curadorias de cafés gourmet, como a oferecida pela u.Coffee. Isso possibilita aos clientes novas experiências de consumo com cafés de qualidade superior, entregues diretamente no escritório. O e-commerce de cafés oferece, ainda, a possibilidade de fazer testes para encontrar o café que mais se adapta ao paladar de cada um. Legal, não é mesmo?

Além disso, em alguns coworkings é possível levar seu animal de estimação, já que existem espaços pet friendly que não só os aceitam, mas também fornecem a infraestrutura adequada.

Dependendo também do seu meio de transporte preferido, é possível selecionar locais que tenham bicicletário ou estacionamento para patinetes elétricas, carros e motos.

OfficePass

Cozinha compartilhada

Muitas vezes passamos o dia inteiro fora de casa, entre tarefas do trabalho, reuniões e compromissos pessoais. Por isso, na correria do dia-a-dia, precisamos separar um espaço para comer bem, mas nem sempre conseguimos algo na rua.

Os espaços de escritório compartilhado oferecem cozinha compartilhada para que você possa realizar as suas refeições com a qualidade e praticidade desejadas. Há microondas, pia, geladeira e, em alguns casos, até pratos e talheres. Você pode levar almoço e lanches ou pedir pelo seu aplicativo preferido.

Além disso, em certos coworkings há uma pequena mercearia dentro ou próxima à cozinha. Lá é possível comprar bebidas (como sucos, refrigerantes e até kombucha) além de snacks rápidos, como biscoitos doces e salgados.

Cabines de vídeoconferências

Você precisa fazer uma ligação ou videoconferência? Não se preocupe, em praticamente todos os ambientes de escritório compartilhado são disponibilizadas cabines telefônicas para esse propósito.

Com esse espaço é possível conversar de forma que haja privacidade, silêncio e conforto. E também você pode fazer a sua call sem se preocupar se está perturbando os colegas ao seu redor.

Eventos e confraternizações

Os espaços de trabalho compartilhados possuem uma cultura colaborativa e integrativa. E incentivam seus frequentadores e residentes a serem assim também. As empresas e pessoas que vão aos coworkings estão sempre abertas à interação e networking.

Mas nem tudo são negócios, apesar de essa ser uma parte muito importante. Nas sextas-feiras, fins de tarde ou datas comemorativas os espaços costumam realizar eventos como happy hours, lanches e cafés, incentivando assim a descontração e contato social entre as pessoas.

Além disso, é possível programar seus próprios eventos, é só conversar com a administração do seu coworking preferido e acertar os detalhes.

Se você gostou deste post, e tem interesse em saber mais sobre os espaços de escritório compartilhado, não deixe de baixar o nosso e-book: um guia prático sobre tudo que você precisa saber sobre coworkings.

OfficePass

Similar Posts