Futuro do trabalho: como sua empresa deve se preparar

A sua empresa está preparada para o futuro do trabalho? A evolução do mercado está mudando não apenas as relações com os consumidores, mas também internamente nas organizações. Afinal, os seus colaboradores fazem parte desse movimento e precisam ser devidamente atendidos para seguirem motivados e produtivos.

Se você quer que a sua empresa cresça e se fortaleça cada vez mais no mercado, é fundamental pensar de dentro para fora. Por isso, eu trouxe algumas dicas muito importantes para ajudar você nesse desafio. Confira o conteúdo até o final e prepare-se para o futuro do trabalho!

Acompanhe as mudanças do mercado

É muito comum que empresários estejam sempre atentos às mudanças do mercado em relação ao seu negócio. Contudo, você já parou para pensar que as pessoas que promovem essas alterações como consumidoras são as mesmas que atuam como profissionais durante o horário de expediente?

Pois é! Então, comece a observar quais são as novidades relacionadas à gestão de pessoas que estão acontecendo à sua volta. Elas mostram as tendências sobre processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e, principalmente, retenção de talento. Mantenha a sua empresa como uma boa opção para seus colaboradores.

Adote novas tecnologias

Atualmente, chega a ser impossível imaginar o mundo sem a tecnologia. Estamos cada vez mais conectados, realizando coisas inimagináveis até algumas décadas atrás. Todos esses recursos são imprescindíveis para ter uma empresa competitiva no mercado. Entre as diversas facilidades que a tecnologia proporciona, quero destacar duas que impactam diretamente no futuro do trabalho. Acompanhe.

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem revolucionou a forma de trabalhar das empresas. Antigamente, tudo era armazenado em servidores instalados nas dependências do local. O acesso só podia ser feito por quem estivesse presencialmente ali, ou por meio de uma rede privada, que é mais cara e limitada.

Com a chegada da nuvem, tudo fica guardado em servidores externos, de empresas especializadas em oferecer o espaço e a segurança necessários. Dessa forma, os colaboradores têm acesso aos arquivos de qualquer lugar do mundo que tenha conexão com a internet.

2. Softwares e aplicativos de colaboração

Em conjunto com o armazenamento em nuvem, os softwares e aplicativos para computadores e celulares evoluíram bastante. Eles se valem dessa tecnologia para oferecer ainda mais facilidades para a rotina de trabalho das pessoas.

A começar pelos sistemas de gestão, que administram dos dados financeiros e operacionais das empresas de forma mais ágil e prática. Eles contam com um controle de acesso muito eficaz, que evita falhas na segurança e vazamento de informações.

Na parte de colaboração, já existem diversos aplicativos que auxiliam na gestão de equipes e de projetos. Por meio deles, é possível acompanhar o andamento das atividades, delegar tarefas e realizar reuniões à distância. Como exemplos podemos destacar o Zoom, o Lito e o Appear.in.

Isso permite que os integrantes dos times possam atuar em conjunto a partir de locais separados. No caso do BeerOrCoffee, por exemplo, o time conta com pessoas em 4 países e em mais de 10 cidades.

Fortaleça a cultura da empresa

A cultura organizacional pode ser definida como a identidade da empresa. Ela mostra para colaboradores e para o mercado quem é essa marca, como ela se comporta e, acima de tudo, quais são os valores que ela mais preza. Quanto mais forte é a cultura, melhores são os resultados do negócio.

No futuro do trabalho, as pessoas se conectam às empregadoras muito mais pela afinidade com seus valores e princípios do que por qualquer outro motivo, inclusive salarial. Você deve ter em mente que os melhores profissionais atuam segundo um propósito, que está acima dos seus ganhos materiais.

Invista em qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos principais fatores buscados pelos colaboradores. Além de ser algo que faz bem para a saúde e bem-estar deles, ela aumenta a produtividade das equipes e a qualidades das entregas. Nesse quesito, tenho dois destaques a fazer.

1. Comodidade e conforto

A comodidade e o conforto são características buscadas pelas pessoas ao longo do dia todo. Quem não quer estar mais próximo de casa, ou da escola dos filhos, ou de um bom centro comercial? Quanto mais fáceis as necessidades diárias puderem ser resolvidas, melhor.

Nesse sentido, você pode oferecer uma infraestrutura mais completa. Um bom ambiente de descanso, uma área de refeições mais bem-equipada, serviços extras que promovam a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Forneça o que eles precisam para se sentirem bem em seu ambiente de trabalho.

2. Flexibilidade de jornada

As jornadas mais rígidas funcionam muito bem para fábricas e indústrias. O processo de produção deve ser contínua e os operadores precisam estar presentes para operar as máquinas e utilizar os materiais. Algo que não ocorre em atividades administrativas ou em cargos voltados para a prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos intangíveis, como softwares, por exemplo.

Nesses casos, a jornada pode ser flexibilizada, para que cada colaborador escolha o melhor momento para se deslocar para o trabalho. Isso influencia no tempo gasto com o trânsito, a marcação de uma consulta médica entre outras situações. Cada detalhe desse aproxima o profissional da empresa e o torna mais engajado.

Migre para ambientes compartilhados

Por fim, minha última dica é uma atitude que pode abranger todas as dicas anteriores. As mudanças no mercado de trabalho demandam a adoção de ambientes mais motivadores e colaborativos, ao passo que as novas tecnologias proporcionam facilidades para a migração para novos lugares e experiências.

O escritório compartilhado tem uma infraestrutura completa, com internet de alta velocidade, excelentes localizações e espaços de convivência confortáveis e estimulantes. Seus colaboradores podem conhecer profissionais de diferentes setores, obter novas ideias e trazer ainda mais inovação para o seu negócio.

O futuro do trabalho está em relações mais saudáveis e fortes entre os empresários e sua equipe. Se você ainda não voltou suas ações nessa direção, saiba que está correndo um grande risco. Evite a perda dos seus profissionais e atraia os melhores talentos do mercado seguindo as dicas que acabou de ler. Prepare-se para uma nova era de muito sucesso para o seu negócio!

Achou este texto do futuro do trabalho, mas ainda tem dúvidas se um coworking é vantajoso para você? Então, confira este outro artigo que fala sobre os benefícios do escritório compartilhado!


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Futuro do trabalho: como sua empresa deve se preparar

Greve em SP? Garanta sua produtividade com uma diária do BeerOrCoffee

Futuro do trabalho: como sua empresa deve se preparar

Rede BeerOrCoffee: top 5 escritórios na Vila Olímpia – SP

Newer post