Escritório compartilhado: 10 razões para sua empresa migrar

escritório compartilhado

 

Se você está considerando migrar sua empresa para um escritório compartilhado talvez esteja imaginando se é a melhor escolha. Mas, acredite, provavelmente a resposta será positiva. Esses ambientes têm muito a oferecer, pois é onde conseguimos encontrar “algo a mais”.

Mas nós vamos ajudar na sua decisão e começar a lhe dar (apenas) uma ideia dos inúmeros benefícios que esse tipo de espaço proporciona às corporações. Para isso, reunimos 10 razões para sua empresa adotar um escritório compartilhado como novo local de trabalho. Confira!

1. Diversidade de opções

Não importa qual o tamanho de sua empresa, o número de funcionários e o ramo em que atua ou qualquer outra particularidade. Seja qual for o seu perfil é possível encontrar um coworking que atenda suas necessidades. São vários tipos de espaços, cada um com suas características.

A diversidade está também nas configurações dos escritórios. É possível optar por salas privativas dos mais diversos tamanhos, contar com salas de reuniões e, para quem deseja uma maior interação com o ambiente, escolher ficar com as posições fixas em espaços compartilhados.

2. Flexibilidade total

Sua empresa tem previsão de crescimento em um futuro próximo? Não tem problema! Uma das principais qualidades do escritório compartilhado é oferecer ao cliente a possibilidade de configurar seu espaço da maneira que deseja ou utilizar apenas o número de posições que realmente precisa.

Imagine uma empresa que precisa contratar um colaborador temporário. Em um escritório convencional, teria que providenciar toda uma estrutura que não seria mais utilizada após um tempo. Em um coworking,basta solicitar a inclusão de uma posição em seu plano, com toda a estrutura já disponível.

3. Infraestrutura incrível

Quando falamos em estrutura, estamos falando de tudo o que sua empresa poderá contar em um escritório compartilhado para o trabalho do dia a dia. São mesas e cadeiras adequadas, ambientes com temperatura controlada, iluminação apropriada, wi-fi de alta velocidade, serviços de impressão, recepção, entre muitas outras facilidades.

Seguramente o conforto e o bem-estar de seus colaboradores também é uma preocupação, não é verdade? Por esse motivo, os espaços compartilhados de trabalho sempre oferecem áreas de convivência aconchegantes, ambientes de descompressão, cozinhas totalmente equipadas e café, muito café à vontade!

4. Ambiente inspirador

Atualmente os escritórios compartilhados são famosos por seu design e decorações modernas, citações e frases positivas nas paredes e áreas de descompressão divertidas. Porém, essas características foram agregadas aos coworkings propositalmente. O objetivo é principalmente para criar um ambiente que seja inspirador e que incentive a criatividade.

Além disso, a ideia é que os coworkings sejam locais de trabalho muito mais humanizados, leves e menos estressante do que os escritórios tradicionais.

5. Networking

Empresas que optam por estarem alocadas em espaços compartilhados de trabalho têm em comum um senso de comunidade e colaboração que propiciam as conexões e a troca de experiências. Com destaque para o fato que o leque de projetos desenvolvidos nestes locais é imenso, ou seja, um deles pode ser exatamente aquele sistema de contabilidade que sua empresa está precisando ou vice-versa.

Tem a parte divertida também. A maioria dos coworkings promovem animados happy hours às sextas-feiras entre seus usuários, com direito a chopp na faixa. Um momento de descontração, mas é também uma excelente ocasião para novos contatos e oportunidades.

escritório compartilhado

6. Localização

Sabemos que instalar a empresa em um endereço privilegiado pode sair bem caro, principalmente em grandes cidades como São Paulo. Essa é outra grande vantagem em optar por um escritório compartilhado. Pois, apesar de existirem coworkings nas mais diversas regiões pelo mundo, a maioria está localizada em áreas estratégicas. Geralmente próximos a estações de metrô, em zonas centrais e de fácil acesso.

Dependendo do ramo de sua empresa e de suas atividades diárias estar bem localizado pode fazer toda a diferença. Se você recebe clientes com frequência leve este ponto em consideração.

7. Aumento da produtividade

Não há como negar que o ambiente dos espaços compartilhados de trabalho é realmente inspirador. É muito comum encontrar startups alocadas em suas salas privativas e cruzar com empreendedores circulando pelas áreas comuns do lugar. Isso faz com que você e sua equipe sejam naturalmente contagiados pelo entusiasmo e desejo de prosperar destes profissionais e, consequentemente, se tornem mais produtivos.

8. Conscientização interdisciplinar

Quando você trabalha em um escritório tradicional, o máximo de conhecimento diferente do que já executa em seu dia a dia que pode adquirir é o dos seus colegas de trabalho. Agora, ao migrar para um coworking você compartilhará seu espaço com profissionais das mais diversas profissões, com um conjunto de habilidades totalmente diferente do seu. Interagir diariamente com essas pessoas pode ser altamente enriquecedor, pessoal e profissionalmente.

9. Liberdade

Não tem certeza se sua empresa se adaptará ao coworking escolhido? Pois, saiba que o contrato deste tipo de locação pode ser renovado mensalmente. Não haverá nenhum tipo de multa ou burocracia caso queira procurar um outro lugar ou testar vários espaços diferentes.

Afinal, nos espaços compartilhados de trabalho você tem a facilidade de não precisar se preocupar com nenhum aspecto da infraestrutura de escritório. É só pegar seus pertences, chegar e começar a trabalhar!

10. Redução de custos

Manter um escritório tradicional demanda muitos gastos com infraestrutura. Neste ponto, o escritório compartilhado pode oferecer uma grande redução de custos. Você deixa de se preocupar com a compra de mobiliário, locação de imóvel, conta de água, luz, internet, limpeza — e até com o cafezinho — e passa a pagar apenas um valor mensal, bem menor, pois é ajustado às necessidades de sua empresa.

Mesmo que nem todas essas razões se enquadrem na sua ideia de escritório compartilhado, não deixe de conhecer alguns deles pessoalmente. Pesquise bastante e, certamente, você encontrará aquele que atenda às suas expectativas.

Em complemento, aproveite para comparar os custos de seu escritório convencional com o valor investido nas soluções que um escritório compartilhado oferece utilizando a Calculadora do BeerOrCooffe e descobrir a vantagem financeira desta mudança.


Samantha Panzini é formada em Turismo e pós-graduada em Administração. Ela atua como freelancer na área de Marketing Digital e Produção Conteúdo. 

 

Similar Posts