Trabalho remoto: 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso na carreira

O trabalho remoto tem diversas vantagens como flexibilidade de tempo, realização de múltiplas atividades, intercalar o trabalho com momentos de lazer durante o dia e ganhar dinheiro de qualquer lugar do mundo.  

Entretanto, começar a trabalhar de forma remota pode ser muito desafiador. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para que você possa desenvolver sua atividade de maneira produtiva e atingir todos os seus objetivos com o trabalho remoto. Acompanhe!

1. Garanta que você está acessível para comunicação

Uma das coisas mais importantes em um trabalho remoto é a comunicação. Não importa se você atua como freelancer ou é funcionário de uma empresa que adota essa modalidade de trabalho, garantir que outras pessoas consigam se comunicar com você é algo indispensável.

Oportunidades de negócio podem ser perdidas por falhas de comunicação, por isso, garanta seu acesso a uma banda larga de qualidade e um plano de celular com boa cobertura de sinal e um pacote de internet e ligações que atenda as necessidades do seu trabalho.  

Além disso, mantenha sempre o diálogo com a sua equipe. Times alinhados e com metas bem definidas atingem melhores resultados.

2. Tenha um espaço de trabalho confortável e organizado

O trabalho remoto permite que você trabalhe no conforto da sua casa, no entanto, um ambiente de trabalho organizado e confortável é fundamental para ter mais produtividade.

Ter uma mesa espaçosa e organizada, uma boa cadeira, materiais de escritório diversos e uma boa iluminação tornam o trabalho mais agradável.

Em casa nem sempre é possível garantir um espaço com essas características e que seja estimulante ao trabalho. Por isso, cada vez mais pessoas e empresas têm se tornado adeptas aos espaços de coworking.

Migrar sua empresa para um coworking ou exercer sua atividade profissional nesses espaços permite flexibilidade de horário, agiliza processos e possibilita a construção de networkings. Além disso, coworkings possuem a infraestrutura completa necessária ao desenvolvimento das mais diversas atividades profissionais.

Coworkings geralmente contam com salas privativas, espaços compartilhados e salas de reunião para atender a qualquer demanda, basta escolher qual irá atender melhor às suas necessidades.

3. Defina seus horários

Certamente o trabalho remoto exige uma melhor organização do tempo. Tanto uma rotina intensa de muitas horas de concentração , quanto uma rotina cheia de pausas e distrações são possíveis para quem adota essa modalidade de trabalho.

O ideal é manter, de maneira organizada e de acordo com a sua agenda, horários fixos para começar a trabalhar, para fazer pausas e para terminar o trabalho. Determine também uma quantidade de horas por dia a serem trabalhadas. Horários bem definidos ajudam também a manter um melhor acompanhamento das tarefas e metas a serem cumpridas.

4. Cuidado com as distrações

Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, podem ser ferramentas poderosas de trabalho ou maneiras de perder sua produtividade. Redes sociais podem ser essenciais para a execução do trabalho, mas fique atento à maneira como você está utilizando as redes.

Muitas dessas redes permitem ao usuário acompanhar quanto tempo por dia é gasto nelas. Observe esses dados e esteja atento ao que eles podem significar. Também é possível desativar notificações e instalar extensões que bloqueiam aplicativos, caso seja necessário.

5. Estabeleça metas

Estabelecer metas ajuda a ficar em dia com as obrigações e a planejar o futuro.

Faça check lists para acompanhar as tarefas e listas com os trabalhos que devem ser entregues. Planners mensais ou semanais, online ou de papel, são um ótimo instrumento para acompanhar o andamento dos trabalhos.

Pense também no seu futuro. Estabeleça objetivos, pense em como irá realiza-los e os passos necessários para chegar lá. Metas também são fundamentais para manter o alinhamento em equipes remotas e fazer o acompanhamento semanal delas é essencial para não perder de vista os grandes objetivos.

6. Lembre-se de ser um profissional atualizado

Profissionais atualizados e dispostos a aprender coisas novas certamente têm mais oportunidades. Também é possível aprender novas habilidades e aprimorar conhecimentos de forma remota. Atualmente é fácil encontrar bons cursos online que emitem certificados para qualquer área de atuação.

Os espaços de coworking também são ótimos para isso. Muitos coworkers oferecem workshops para compartilhar conhecimentos. Além disso, ao tomar café com um colega ou ao tirar uma dúvida, você pode aproveitar para conhecer novas áreas e adquirir novas habilidades.

7. Construa um bom networking

Uma das principais preocupações de quem trabalha remoto é ter pouco contato com outras pessoas. Porém, não precisa ser assim!

Espaços de coworking também permitem construir e ampliar o seu networking, sendo espaços que proporcionam o contato com pessoas de diferentes empresas. Conhecer e se relacionar bem com seus colegas é essencial para o seu crescimento pessoal e profissional.

Comece com um convite para um café, aproveite para trocar informações, compartilhar problemas e encontrar soluções juntos! Uma breve conversa pode abrir portas para novos negócios. Seja simpático, se faça presente na vida de seus colegas e lembre-se sempre de compartilhar.

8. Mude de ambiente e encontre-se com a sua equipe

Mudar de ambiente é importante para todo profissional, afinal, todos nós precisamos renovar e respirar novos ares de vez em quando.

Caso você seja profissional autônomo, trocar de ambiente pode ser uma boa maneira de ampliar sua network, conseguir novos contatos e trabalhos. Hoje em dia, as grandes cidades contam com vários espaços de coworking, cada um com sua proposta e particularidade. Busque conhecer novos espaços.

Caso você seja líder de uma equipe é importante manter todos engajados nas metas e alinhados com os valores do time. Neste caso, os coworkings também podem ser um grande aliado.

Marque reuniões frequentemente e em espaços diferentes para conversar com sua equipe, acompanhar os trabalhos e traçar novos objetivos. Muitos coworkings também contam com restaurante e bar, podendo ser um ótimo lugar para fazer um happy hour após as reuniões.


Esse guest post foi produzido pela equipe do Melhor Plano: www.melhorplano.net

Facebook Comments
Trabalho remoto: 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso na carreira

Escritório convencional X Coworking: qual deles vale mais a pena?

Trabalho remoto: 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso na carreira

O significado de coworking e minha experiência nos espaços compartilhados

Newer post