5 razões que tornam um espaço de coworking ideal para sua empresa

O esgotamento mental é uma das maiores causas da evasão e fim dos vínculos empregatícios. Nesse cenário, é importante lembrar que o ambiente de trabalho é um importante influenciador para os rumos do negócio. Afinal de contas, um ambiente agradável atua diretamente na produtividade e agrega valor aos produtos e serviços da empresa.

Para muitos profissionais, os escritórios tradicionais já não atendem mais as suas necessidades e demandas. Cada vez mais, eles precisam ser produtivos e desenvolver suas atividades de maneira criativa. E é exatamente aí que surgem os os espaços de coworking.

Mais do que um ambiente de trabalho, os coworkings são estruturados para proporcionar vantagens como flexibilidade, networking e oportunidades de negócios. Sem dúvidas, esses espaços podem ser uma ótima opção para o seu negócio. Neste texto, separei 5 principais razões para considerar o espaço de coworking ideal. Confira!

1. Excelente infraestrutura

O espaço de coworking ideal é equipado com todas as conveniências necessárias para fazer o seu trabalho em alto nível. A maioria oferece um ótimo padrão de qualidade das instalações que, geralmente, inclui facilidades como wi-fi, café & água, ar-condicionado, impressão, espaço de convivência, cozinha compartilhada, armário locker, acessibilidade, estacionamento, acesso pet friendly, biblioteca e muito mais.

De acordo com Dossey Richards, CEO da dev-shop Lotus Technologies, administra seu negócio na The Farm Coworking, de Nova York, a decisão de ir para o coworking trabalhar mudou a sua vida completamente para melhor. Por isso, hoje ela recomenda os espaços de trabalho compartilhados para todos parceiros, clientes e colegas.

Além de todas as possibilidades, nos coworkings é possível ter mais controle sobre o próprio trabalho. Você tem a escolha de estar em um ambiente compartilhado e, ao mesmo tempo, também pode optar pelas salas privativas ou pelas salas de reunião. Tudo depende das suas demandas e/ou necessidades.

O mais importante é ter a certeza de que a infraestrutura do espaço de coworking ideal é totalmente voltada para que você tenha a melhor experiência possível.

Dessa forma, terá todas as condições para garantir que seu projeto ou sua empresa avance para o próximo nível.

2. Flexibilidade e economia

Alugar um escritório tradicional pode ser a solução para sua empresa ou sua startups, mas geralmente é exigido um compromisso financeiro de longo prazo. Em contrapartida, um coworking proporciona liberdade para a sua organização, a fim de que ela possa atuar à medida que cresce e se modifica.

Nos ambientes de trabalho compartilhados, você pode usar um espaço como e quando precisar, semanal, mensal ou anualmente. Também tem salas privativas ou  salas de reunião como e quando precisar. Pode ter tudo sem burocracias ou diversas contas para se comprometer.

Além disso, o espaço de coworking ideal, geralmente, é uma opção mais barata do que um escritório convencional. Por exemplo, se você quisesse trabalhar em um coworking em BH, poderia alugar uma mesa compartilhada por apenas R$ 699/mês; um escritório tradicional, no mesmo padrão, pode custar facilmente três vezes esse valor.

3. Forte rede de contatos

O espaço de trabalho compartilhado é sinônimo de um lugar usado ​​por uma comunidade de freelancers, empreendedores e empresas de todos os portes, de vários ramos, setores e diferenciais, todos reunidos em um único espaço. No coworking, portanto, há muitas oportunidades de networking com pessoas que também estão tentando alcançar o sucesso de um negócio.

Espaços de coworking são muito eficientes em promover as relações entre as pessoas. Imagine a possibilidade de um bate-papo no elevador ou na cozinha compartilhada enquanto toma um café e tudo isso se transformar rapidamente em trocas de trabalho ou parcerias emergentes?

Se, por acaso, você é uma startup de fintech e precisa de alguém para ajudá-lo a desenvolver um novo produto, sem dúvidas, você poderá encontrar um programador em um espaço de coworking que se encaixe no perfil.

O espaço de coworking ideal está sempre promovendo eventos e, dessa forma, você sempre terá a chance de aprender algo novo e conhecer novas pessoas. Vários espaços incentivam seus membros a organizar palestras, meetups e workshops para demonstrar habilidades e comercializar seus negócios.

Em muitos casos, os gerentes da comunidade ficam à disposição para ajudá-lo com tudo que precisar para executar um evento de sucesso.

4. Mentoria para o negócio avançar

Um grande benefício do espaço de coworking ideal são as oportunidades perfeitas para obter conselhos sobre a sua empresa. Nesses ambientes, o acesso a uma comunidade de trabalho com diferentes experiências e habilidades podem ajudar a solucionar um problema particularmente complicado.

Outro aspecto é que muitos espaços são constituídos por uma equipe super entusiasta, capaz de  ajudá-lo a direcionar sua empresa, oferecer conselhos e ajudá-lo a pensar na sua gestão. Os coworkings também contam com membros mais experientes, que podem se tornar mentores do seu negócio, contribuindo para que ele alcance seus objetivos e metas de forma mais rápida.

5. Crescimento da empresa

Por último e não menos importante, um espaço de coworking pode oferecer o benefício de acompanhar o crescimento da sua empresa. Caso seu negócio precise de mais instalações para atender a um pico de demanda ou contratar um número maior de funcionários para colaborar durante horários de pico, por exemplo, é possível contar com mais cadeiras ou salas.

Além disso tudo, os funcionários vão se desenvolver em um espaço de coworking ideal. Nesses espaços, os ambientes são totalmente voltados para que as pessoas se sintam mais à vontade para serem mais criativos e produzir mais. Tudo isso com a flexibilidade que somente os espaços compartilhados oferecem.

Conclusão

Como mostramos ao longo do texto, mais do que um ambiente de trabalho, os coworkings são cuidadosamente pensados para oferecer vantagens como economia, flexibilidade e novas oportunidades de negócios. Neles, você e seu time terão todas as condições de levar sua empresa para o próximo nível.

Claro que essas são apenas 5 principais razões para considerar o espaço de coworking ideal. Seu negócio tem muito mais benefícios à disposição quando resolver optar por esses locais. Agora que você sabe por que seu negócio deve ir para um espaço de coworking, entenda como se tornar um profissional mais criativo e se destacar na carreira e em seu mercado.

Similar Posts