Veja como se tornar um profissional mais criativo

como se tornar mais criativo

 

Os coworkings explodiram e estão espalhados em todas as grandes cidades do mundo. Há muito tempo, eles deixaram de ser espaços voltados apenas para freelancers, profissionais autônomos e startups.

Hoje, grandes marcas, como Google, Apple e Amazon, utilizam algumas soluções de Coworking. No Brasil, não é diferente. Por aqui, grupos como Stone, Grupo Algar, Gym Pass, Roche, Movile e tantos outros aproveitam as vantagens dos ambientes compartilhados.

Mas por que vale a pena migrar para os coworkings? Bem, as razões são várias e existem diversos motivos para isso. Entre eles, podemos destacar a economia de recursos e de tempo, além da eficiência operacional e da possibilidade de fazer contatos e trocar conhecimentos. Também não podemos deixar de lado uma das características mais valorizadas pelas empresas e gestores no século 21: a criatividade.

Neste texto, vou falar por que os coworkings podem ajudá-lo. Vou mostrar como se tornar um profissional mais criativo com a ajuda desses ambientes de trabalho compartilhados. Confira!

Brainstormings com pessoas diferentes

Vivemos em um mercado de muita concorrência e, por isso, as soluções criativas são essenciais para manter uma empresa ou um profissional competitivo. Nesse contexto, vale informar que os coworkings contam com uma atmosfera perfeita para brainstormings com pessoas diferentes.

Como os espaços contam com profissionais das mais diversas áreas, é possível debater com colegas da mesma empresa ou de outras companhias. Dessa forma, em um café ou em um happy hour pode surgir a solução para um problema ou uma ideia que se mostrará fundamental para a empresa bater a meta que tanto busca.

Além das pessoas, os espaços têm uma infraestrutura que facilita essa troca de ideias. Espaços compartilhados e salas privativas contam conveniências como wi-fi, café & água, ar-condicionado, impressão, espaço de convivência, cozinha compartilhada, biblioteca, TV e outras que contribuem para que as ideias sejam organizadas da melhor forma possível.

Aprendizado de novas habilidades

Quando você escolher por um espaço de coworking, naturalmente se tornará parte de uma comunidade em que todos são encorajados a se conectarem e a colaborarem. Com um mundo com mudanças tão rápidas, é essencial continuar aprendendo novas habilidades para permanecer eficaz e relevante no longo prazo.

Para se manter sempre atualizado, os anfitriões dos coworkings estão sempre promovendo eventos de networking e treinamentos como os workshops e, assim, os membros podem utilizar as melhores práticas e ferramentas mais recentes do mercado de trabalho. Com isso, todos passam a ter condições de criar novas ideias.

Além disso, aprender novas habilidades nesses treinamentos dos coworkings ajuda que os profissionais identifiquem formas de aperfeiçoar os processos atuais. Ao mesmo tempo, eles melhoram sua produtividade

Redefinição da cultura de trabalho

Inevitavelmente, as pessoas que estão nos coworkings redefinem a cultura de trabalho. Isso acontece porque, no mundo atual, muitos profissionais não ficam mais à vontade com o modelo tradicional. Isto é, muitos trabalhadores não se sentem mais vinculados ao padrão de trabalhar de 9h às 18h ou às hierarquias corporativas convencionais.

Na verdade, a maioria das pessoas tem mostrado que funciona muito melhor quando tem horários flexíveis para trabalhar onde, como e quando quer. Nesse sentido, os espaços de coworking permitem que as pessoas trabalhem com muito mais liberdade, que por sua vez significa executar as atividades de maneira mais criativa. O coworking permite que os usuários façam aquilo de acordo com suas demandas e necessidades.

Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Se você trabalha em casa, pode confundir muitas vezes o seu trabalho da vida pessoal. Se você faz parte de uma empresa que atua em escritório convencional, pode se sentir muito pressionado e esgotado. No coworking, porém, a chance de criar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é bem maior.

Claro que isso não é uma regra, mas nesses espaços compartilhados você encontra muito mais facilidades para desenvolver as atividades de maneira que possa ter mais liberdade para investir tempo em todas as áreas da sua vida e em um projeto com propósito.

Profissionais no comando do ambiente

Trabalhar onde, como e quando quer, além de pertencer a uma comunidade maior, permite mais controle em relação ao ambiente de trabalho em que está inserido.

Quando as pessoas são totalmente capazes de se encarregar de seus prazos, horários e locais em que executarão suas atividades, elas passam a desfrutar de mais autonomia. Isso significa que passam a ser, acima de tudo, protagonistas da história que estão escrevendo para cada um.

Membros como parte de uma comunidade

Os espaços de coworking contam com pessoas que querem fazer parte de um ambiente comum ao mesmo tempo em que avançam em seus projetos. Isso é essencial para que o negócio avance e a empresa bata suas metas. No coworking, os profissionais, ao mesmo tempo em que compartilham suas ideias, estabelecem redes e conexões com outros profissionais.

Isso, por sua vez, alimenta as demandas de trabalho com propósito e interação com colegas. Estar dentro de uma comunidade de trabalho é bom, para os negócios, para a produtividade e para a criatividade. Consequentemente, para um nível de felicidade geral.

Vários espaços de coworking e uma assinatura

Por meio do BeerOrCoffe, você pode fazer uma única assinatura e ter acesso a mais de 700 espaços de coworking no país. Por isso, se você tem um time, é possível fazer um teste gratuito para viver a experiencia do coworking e entender qual é a melhor solução para as demandas da sua empresa. Entre as vantagens do BeerOrCoffe, destaco:

  1. Flexibilidade: tenha acesso a espaços de trabalho por todo Brasil para trabalhar de onde e quando quiser;
  2. Economia: tenha acesso a planos acessíveis de acordo com a sua demanda e uso;
  3. Conexões: gere mais negócio e troque conhecimento ao se conectar com pessoas incríveis.

Conforme vimos ao longo do texto, os espacos de coworking podem ajudá-lo a se tornar um profissional mais criativo e mais preparado para conquistar todos desafios e metas que propôs.

Para saber mais detalhes de como as soluções do BeerOrCoffe podem ajudar no seu dia a dia, clique aqui e faça um teste gratuito com o seu time. Caso você seja um profissional autônomo, também oferecemos um dia sem custos para você viver a experiência em um coworking da rede.


Renato Ribeiro é Content Owner no Woba.

 

 

Similar Posts