6 características essenciais do Construir, um charmoso coworking em BH

Como já havia fala no texto sobre coworking em BH, minha vida de freelancer exige um planejamento diferenciado. Afinal, tenho de aproveitar melhor o tempo, principalmente quando há compromissos fora de casa. Dessa vez, estava com a pauta cheia: sessão no terapeuta e um evento na parte da noite. Cada um em um local diferente da cidade.

Para fugir de trânsito em horário de pico e conseguir cumprir com as entregas no prazo, entrei no aplicativo do Woba. Precisava de um coworking que fosse próximo do endereço do meu psicólogo. Acabei encontrando um a apenas um quarteirão apenas de distância: o Construir Coworking.

A localização foi o pré-requisito principal para a minha escolha. No entanto, outras características contribuíram para eu optar por esse local. Dessa forma, resolvi falar sobre 6 particularidades desse coworking em BH, que podem ajudar pessoas como você a encontrar espaços adequados. Confira.

1. Boa localização

A localização é um fator chave para a escolha de um coworking em BH e seus critérios variam a cada situação. No meu caso, ela estava relacionada com outro endereço que eu já iria no mesmo dia. Assim, a opção por um local mais próximo reduziria o meu deslocamento. Ou seja, aproveitaria melhor o meu tempo disponível, que estava bastante curto.

No entanto, diversos outros pontos podem influenciar nesse quesito, tais como:

  • Áreas de comércio próximas;
  • Acessibilidade a importantes vias de trânsito;
  • Empresas como instituições de ensino, hospitais e outras;
  • Presença de clientes ou público-alvo na região.

O Construir Coworking está na esquina de uma das principais avenidas do bairro Nova Granada. Conta com grandes supermercados e uma padaria bem próximos, além de estar perto de uma unidade do Sebrae e de um hospital da Unimed. De acordo com o gerente do local, muitas pessoas que estão fazendo cursos de capacitação à noite utilizam o espaço de dia.

Parte do Construir, um charmoso coworking em BH

2. Internet rápida

A internet é outro item de primeira necessidade em um coworking. Vale ressaltar que o volume de pessoas acessando ao mesmo tempo pode ser muito grande e interferir na distribuição de banda. Nesse sentido, os espaços menores acabam levando vantagem ao terem menos usuários logados simultaneamente.

No caso do Construir, o local é bem pequeno, mas muito bem organizado e distribuído. Isso faz com que a experiência seja mais intimista e próxima de um escritório em casa. Me senti tão confortável que às vezes esquecia que não estava em casa. O que me lembrava era o fato de não ter tido o sinal interrompido nenhuma vez durante toda a tarde. Isso mostra que o wi-fi do ambiente era realmente muito bom.

3. Cozinha bem equipada e abastecida

Mais um ponto que você deve avaliar ao escolher um coworking é a infraestrutura relacionada à cozinha. Aqui, tenho dois aspectos que merecem um destaque:

Café e lanches

O café é aquela coisa básica que nos ajuda a vencer o dia. Ele e a água são itens que devem fazer parte dos mimos grátis de qualquer coworking que se preze. Já os lanches são opcionais, oferecidos apenas por alguns locais, que é o caso do Construir.

Duas coisas me chamaram a atenção. A primeira foi que o café é expresso e você faz quando e como quiser. Se gostar dele mais forte ou mais fraco, em menor ou maior quantidade, é você quem escolhe. A segunda é que o armário é recheado de lanches. Tem biscoitos diversos e até mesmo macarrão instantâneo para quebrar o galho.

Equipamentos disponíveis para uso

Vai passar um dia inteiro no coworking em BH? Verifique se ele tem geladeira e microondas disponíveis para usar. Para os adeptos da marmita, por exemplo, esses equipamentos são indispensáveis.

Para quem prefere outras coisas, sempre tem aquele iogurte, sobremesa ou lanche que você comprou para comer mais tarde. Eles precisarão de refrigeração e, em alguns casos, de um lugar para serem aquecidos.

4. Ar-condicionado

Se você mora na capital mineira ou frequenta coworking em BH, percebeu que o outono chegou apenas no calendário. Na realidade, os dias seguem quentes e os ventiladores nem sempre são suficientes. Por isso, é fundamental ter um sistema de ar-condicionado no coworking escolhido.

No Construir, além dos equipamentos disponíveis, o tamanho menor da sala ajuda a resfriar o local mais rápido e manter uma temperatura agradável sem forçar demais os aparelhos.

5. Funcionário disposto a ajudar

Quando vou a algum coworking em BH, se tem uma coisa que estraga o meu humor é ser atendida por alguém de cara “amarrada”. Um funcionário disposto mostra que ele é feliz ali e que trata-se de um bom lugar para passar o dia.

No Construir, fui muito bem-atendida pelo assistente do gestor do local e que não estava presente quando cheguei. Ele foi bastante solícito ao me ajudar e foi essencial para eu me instalar no espaço. Além disso, me orientou sobre o uso da máquina de café e eu nunca tinha feito um café expresso na vida. Me senti muito à vontade.

6. Responsável pelo local acessível

Nem sempre tudo funciona como deveria ou surgem dúvidas que o funcionário que está lhe atendendo não sabe e não tem autonomia para responder. Por isso, é muito importante ter um ponto de contato direto com o responsável pelo local, para garantir uma estadia mais tranquila e livre de problemas.

Quando eu já estava de saída, o Daniel (responsável pelo Construir) chegou. Ele fez questão de me cumprimentar e aproveitamos para conversar um pouco sobre o local. Ele me contou que o escritório havia sido criado para dar apoio aos arquitetos e engenheiros da empresa de engenharia dona do espaço. Ao notarem que a estrutura permanecia subutilizada em uma parte do tempo, resolveram convertê-la em um coworking.

Assim, atualmente, além dos profissionais alocados em projetos da empreiteira, eles recebem pessoas que estão participando de cursos no Sebrae e que têm negócios com empresas da região. Além disso, estão abertos para todos com a necessidade de utilizar o espaço.

Foi uma saída interessante, que a empresa arrumou para reduzir seus custos e ainda contribuir com os profissionais de outras áreas.

Minha visita ao Construir, esse charmoso coworking em BH e que me ajudou a cumprir com minha agenda apertada de tarefas a entregar no dia, sem prejudicar compromissos pessoais. Ao final, eu terminei meu dia satisfeita e ainda mais motivada, pronta para encarar os novos desafios que estão sempre chegando. Se você também tem uma rotina corrida e quer aproveitar melhor o seu tempo, conheça os espaços de coworking do Woba e escolha o que atende melhor às suas necessidades.


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Similar Posts