Como divulgar o seu trabalho para conquistar mais clientes

Todo profissional que está acompanhando as tendências e aprimorando seus conhecimentos nos mercados de atuação já se perguntou sobre como divulgar o seu trabalho para conquistar mais clientes.

É uma nova era, são novos canais, valores e relações de trabalho. O contador, advogado, desenvolvedor de software e o especialista de marketing trabalham de qualquer lugar e horário. Seus clientes não procuram mais prestadores de serviços e fornecedores nas listas telefônicas ou escritórios físicos.

Então, como transmitir seus diferenciais? Como demonstrar credibilidade, e, principalmente, gerar novas oportunidades de trabalho?

Se você tem essas dúvidas ou também está querendo remodelar sua marca profissional, temos dicas nesse post que vão trazer resultados consistentes para sua estratégia de divulgação. Confira.

Domine os conceitos de Personal Branding

Construir uma marca pessoal relevante. Isso é essencial para o sucesso da divulgação e conquistar mais clientes. Nesse contexto, o conceito e as estratégias do Personal Branding podem ajudar.

O foco do Personal Branding é identificar e potencializar a marca pessoal de um profissional. A partir disso, alguns cuidados podem ser tomados para estabelecê-la. Entre eles, podemos apontar:

  • Cause uma boa impressão demonstrando simpatia, empatia e conhecimento, seja em relações presenciais ou pela internet. Isso reforçará sua autoridade e capacidade de compreender o que o cliente deseja;
  • Saiba exatamente quem é você no mercado de trabalho e como quer ser visto. Entender qual o público-alvo também é importante e ajudará na definição de uma linguagem e mensagem mais efetiva e personalizada;
  • Perceba a reação de seu ciclo de relacionamento profissional. A ideia é que ele esteja sempre crescendo, se oxigenando. Além de acompanhar os resultados das suas ações de forma quantitativa, também considere cada feedback recebido. Até mesmo a falta de resposta e engajamento nas redes sociais significa alguma coisa;
  • Tenha objetivos claros, para o curto, médio e longo prazo. Definir aonde quer chegar é essencial para a criação de estratégias profissionais e conquistar mais clientes.

Entenda qual a melhor forma de divulgação para sua área de atuação

Não basta apenas escolher uma rede social e iniciar uma divulgação em massa. Para conquistar mais clientes, é preciso definir, primeiramente, qual o segmento e os produtos e serviços a serem ofertados.

Um personal stylist, por exemplo, pode se especializar em diversos públicos, de mulheres que buscam resgatar sua autoestima aos profissionais que queiram se recolocar no mercado.

Seguindo essa linha, até mesmo a escolha de qual rede social promover suas divulgações vai ser influenciada pelo o que está sendo oferecido, e, principalmente, para quem.

Profissionais em busca de recolocação e construção da imagem profissional, por exemplo, provavelmente frequentam redes sociais como o LinkedIn. Explorar conteúdos com dicas e tendências que estejam alinhadas com suas necessidades nesse canal provavelmente será mais eficiente.

Além disso, é preciso considerar regras específicas de cada setor. Conquistar mais clientes na área da saúde, por exemplo, requer conhecer algumas regulamentações que precisam ser cumpridas.

O Conselho Federal de Medicina tem uma Resolução específica para anúncios publicitários, propagandas institucionais e critérios para o uso das redes sociais. Ou seja, tem de ter muita atenção.

Saiba quem é o seu cliente e as dores que ele precisa solucionar

A comunicação personalizada, com linguagem e estilo que estejam alinhados com o público é um toque especial para garantir a eficácia das divulgações.

Para isso, é fundamental criar uma persona que represente o comprador ou contratante ideal de seus serviços. Dessa forma, use características de clientes atuais, estatísticas sobre o público-alvo, entre outros. Descreva quais seriam seus principais problemas e dores a serem solucionadas, e claro, como o que você tem a ofertar poderia ajudar.

Depois disso, crie conteúdos sobre como você iria ajudar a persona em sua jornada de entendimento e escolha. Para o marketing, isso é chamado funil de vendas.

Nele, o potencial cliente passa três fases fundamentais de atração, descoberta e decisão, para então, fechar o negócio. Criando conteúdos que seguem essa rotina, o sucesso da divulgação estará garantido.

Aliás, entender esses elementos e dores da persona também pode ser importante em estratégias de otimização dos canais digitais. É isso mesmo, sabendo o que o seu potencial cliente costuma procurar no Google, você pode investir nas palavras-chave, que vão servir de referência nos textos, ou para patrocínio no buscador.

Conheça as mídias para posicionamento que você pode escolher

Depois de entender quem é o cliente que você está em busca, definir seus diferenciais profissionais e apostar em maneiras de potencializá-los, é o momento de escolher o canal de mídia mais adequado e criar conteúdos para atrair e converter novos negócios.

Blog pessoal

Ao criar o seu blog pessoal, é possível publicar conteúdos seguindo as diretrizes do marketing de conteúdo, além de descrever mais claramente quais os serviços prestados e apresentar estudos de casos que demonstram o sucesso de suas ações profissionais.

Ele pode servir de base de apoio para as ações de redes sociais. Assim, os links para seus conteúdos podem ser divulgados no Facebook e Instagram, por exemplo. Uma vez que os potenciais clientes estiverem em seus domínios, novos estímulos e chamadas para ação podem ser personalizadas para avançá-los no funil de marketing e jornada da decisão.

Redes sociais

Existem diversas redes sociais disponíveis na atualidade e cada uma delas possui ferramentas e estratégias diferentes.

No Instagram, por exemplo, a ideia é valorizar a imagem publicada, assim como no Pinterest. Fotógrafos, designers gráficos e outros profissionais que oferecem serviços de imagem podem ter ótimos resultados nesses canais.

Com um viés mais executivo, o LinkedIn exige uma produção intelectual diferenciada, bem como o esforço contínuo de criar novas conexões, projetos e participação ativas em assuntos importantes acerca do setor de atuação.

Outra rede social com algumas possibilidades interessantes é o Youtube. Com a possibilidade de publicar vídeos, o canal permite exemplificar de forma prática os benefícios e diferenciais do profissional.

Já o Twitter é mais dinâmico e preza pela agilidade e sintetização das informações a serem entregues. É possível promover links para conteúdos do blog por lá, mas se seu negócio envolvem detalhes para o entendimento de seus diferenciais, saber usar os 280 caracteres por mensagem é essencial para o sucesso da divulgação nesse canal.

Conteúdos de imagem e vídeo estão, cada vez mais, valorizados nas mídias digitais, mas sem um embasamento na escrita de roteiros relevantes para o público não terão a visibilidade e potencial de conversão como o esperado.

Além disso, as redes sociais também oferecem mecanismos para aumentar seu potencial de visualização por meio das campanhas patrocinadas. Nesse caso, a definição da persona pode ser mais uma vez utilizada para definir o público certo que receberá as propagandas do conteúdo proposto.

Podcast

Os podcasts são conteúdos em formato de áudios que podem ser disponibilizados gratuitamente ou por canais de assinatura e essencial para conquistar mais clientes. Por esse motivo, muitas vezes tornam-se parte do serviço prestado.

É um formato que está crescendo no mercado considerando a facilidade de escutar o material. Além disso, é possível ser mais específico quanto aos detalhes.

O ideal é mesclar conteúdos de instrução com a oferta dos serviços em si. Parcerias com produtoras de podcast também podem ajudar, bem como participar de outros programas nesse mesmo formato.

A divulgação do trabalho precisa ter um caráter bastante pessoal para que tenha a conexão necessária com o público. Como um profissional está mais próximo de seus clientes, no entanto, não pode errar na mão na hora de desenvolver a descrição de suas qualidades, ou parecerá oportunismo.

Com esses posicionamentos bem definidos, é hora de pegar todo o aprendizado sobre como divulgar o seu trabalho, colocar em prática e conquistar mais clientes. Quer saber como? Esse e-book gratuito sobre estratégias para redes sociais vai ajudar muito. Aproveite.


Este é um GuestPost produzido pela Rock Content: http://rockcontent.com.br

Facebook Comments
Como divulgar o seu trabalho para conquistar mais clientes

Serotonina Lab Coworking: um espaço para conectar ideias, negócios e pessoas

Como divulgar o seu trabalho para conquistar mais clientes

Trabalhar em coworking: 4 áreas perfeitas para os espaços compartilhados

Newer post