5 características do futuro do trabalho que encontrei no Semear Innovation, em BH

Como freelancer em tempo integral, posso dizer que já enfrento alguns desafios do futuro do trabalho. O primeiro deles, já superado, foi a mudança na mentalidade. Eu não me considerava capaz de trabalhar por conta própria, mas a vida me levou a isso e me mostrou que tudo era apenas medo do novo.

Quando comecei a frequentar coworkings em BH, percebi que as empresas que utilizam esses espaços também se beneficiam dessa nova relação de trabalho. Apesar de muitos não serem freelas, como eu, os profissionais têm mais liberdade para desenvolver suas atividades e isso ajuda na motivação e na entrega de melhores resultados.

Pude presenciar isso, na prática, quando visitei o Coworking Semear Innovation. Localizado em um dos prédios mais imponentes da região central da cidade, encontrei nesse espaço 5 características do futuro do trabalho que vou explicar neste artigo. Confira!

1. Localização privilegiada

O Coworking Semear Innovation fica no espaço Séculos, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Paraíba, na região hospitalar. Em seu entorno, além de diversas opções de clínicas, hospitais e farmácias, existem muitos restaurantes, lanchonetes e bares para um happy hour perfeito.

Por estar em um dos prédios mais altos do centro da cidade, é muito fácil localizá-lo. Existem inúmeras linhas de ônibus que atendem a região e o prédio conta com estacionamento. O que facilita tanto no dia a dia de trabalho, quanto no recebimento de clientes e parceiros em reuniões.

O futuro do trabalho, inevitavelmente, exige uma maior busca por qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nesse sentido, uma boa localização proporciona esse tipo de facilidade para os profissionais que estão mais conscientes em relação a escolhas, deveres e prazeres.  

futuro do trabalho
Vista privilegiada para a Serra do Curral, um dos pontos mais bonitos de BH

2. Ambiente estimulante

Um ambiente de trabalho estimulante vai muito além de puffs, videogames e mesas de totó disponíveis para os colaboradores. É um conjunto de detalhes que proporcionam mais leveza e ânimo para quem tem um dia de tarefas desafiadoras a desenvolver.

Uma simples placa de banheiro ou a forma como os avisos são colocados na cozinha compartilhada são pontos que ajudam a estimular a criatividade, a retomar memórias afetivas e a tornar a rotina mais agradável. E é exatamente isso que o Semear Innovation oferece para os frequentadores do espaço. Além disso, não posso deixar de falar na vista das janelas, que são um charme à parte.

Você pode fazer a sua refeição enquanto contempla os contornos da Serra do Curral e o vai e vem dos carros na principal avenida da cidade. Ou, se preferir, pode admirar a visão mais urbana dos prédios do entorno nas janelas dispostas do outro lado.  

As pessoas conversam de forma respeitosa, em um volume que não atrapalha a concentração dos demais. Mesmo aquelas que estão desfrutando dos espaços de convivência, buscam fazê-lo respeitando a privacidade e o espaço do outro. No dia que estive lá, alguns rapazes esperaram anoitecer para ligar o videogame, por exemplo. Há algo mais futuro do trabalho do que isso?

3. Infraestrutura de ponta

A infraestrutura do local impressiona já na entrada do prédio. O controle de acesso, mediante um cadastro e catracas, proporciona mais segurança aos visitantes e residentes. Os elevadores modernos e automatizados me fizeram perceber que o futuro realmente chegou e a tecnologia é um presente.

Ao chegar, fui recebida por um funcionário muito solícito e prestativo. Ele confirmou a reserva que eu tinha feito no dia anterior pelo aplicativo do BeerOrCoffee e me indicou uma estação de trabalho. Cadeira confortável, mesa espaçosa e pontos de acesso à tomadas bem localizados.

Inclusive, notei que algumas pessoas estavam ali em estações de trabalho fixas. Alguns grupos de baias eram identificados com as logomarcas das empresas e cada local contava com uma decoração pessoal. Em uma delas, uma mulher colocou uma luminária feita com uma garrafa que me deixou encantada. Ela fez daquele espaço o seu cantinho.

O wi-fi, por sinal (com o perdão do trocadilho), é ótimo. O espaço conta uma banda bastante adequada para o volume de acessos, o que evita lentidão e travamentos.

Os banheiros estão sempre muito limpos e suas grandes janelas têm vistas muito bonitas. Falando nisso, a primeira vez que fui ao banheiro, com a vista para a Serra do Curral, quase me esqueci de fazer xixi (risos).

Além de todas as conveniências que destaquei, o Semear Innovation também conta com auditório, além das salas privativas. São diferentes espaços no prédio administrados pelo local, que podem ser utilizados tanto pelos residentes, quanto pelos usuários do coworking. Ou seja, isso quer dizer que trata-se de um excelente local para um evento.

4. Cozinha compartilhada e lanchonete

Logo que entrei, dei uma olhada nos panfletos e cartões de visitas que as pessoas deixam no balcão da recepção e um deles me chamou a atenção. Era de um restaurante de comida saudável que atende aos frequentadores do prédio. Inclusive com cardápios lowcarb, que não são fáceis de serem encontrados.

Minha surpresa foi perceber que esses alimentos diferenciados estavam disponíveis na cozinha compartilhada do local. Tem opções para todos os gostos: lowcarb, vegetariano, vegano, integral e comida normal. Um funcionário é responsável pelo lugar, mas os próprios usuários podem pegar e pagar no esquema de auto-serviço.

O café e as águas quente e gelada são liberados o dia todo, além de microondas e geladeira, caso você prefira trazer sua refeição de casa.

5. Futuro do trabalho no funcionamento 24/7

O horário comercial é um dos principais entraves do mundo corporativo atual. Na era da informação, em que as coisas acontecem a qualquer momento e as notícias são divulgadas em tempo real, é contraditório esperar que todas as pessoas sejam produtivas apenas das 8 ou 9 da manhã às 5 ou 6 da tarde.

Com todo o padrão de segurança que o prédio proporciona, o Semear Innovation é um coworking 24/7, ou seja, você pode chegar mais cedo ou sair mais tarde do trabalho. Você faz o seu horário. Quer algo mais futuro do trabalho do que isso?

Tem pessoas que são mais produtivas pela manhã (é o meu caso), outras preferem atuar à noite. Independentemente disso, é importante ter toda a infraestrutura que precisa estar disponível no momento em que você mais precisa dela.

O acesso 24/7 significa liberdade para trabalhar quando quiser

O que achou dessas 5 características são fundamentais para o futuro do trabalho? Definitivamente, os profissionais e empresas que estão atentas a essas tendências conseguem se destacar com mais facilidade, gerando uma importante vantagem competitiva.

Além disso, é importante dizer que, apesar de falarmos muito sobre o futuro do trabalho, a realidade é que esse futuro é agora. Tudo bem que o mundo sempre mudou, mas ele nunca se transformou de maneira tão rápida. Por isso, é mais do que o momento de deixar para trás velhas crenças e conceitos para abraçar o novo. Quem não fizer isso — incluindo empresas e profissionais —, provavelmente, ficará para trás.

Portanto, o futuro do trabalho está de braços abertos para você, seus projetos e sua empresa. Se você gostou deste texto e quer fazer parte desse grupo de pessoas, que estão sempre à frente dos concorrentes e trazendo inovações ao mercado, comece a mudar agora mesmo. Conheça as mais diversas soluções do BeerOrCoffee e escolha aquela que melhor atende seu negócio.


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Tags:
5 características do futuro do trabalho que encontrei no Semear Innovation, em BH

Coworkings para fintechs: conheça 5 vantagens para decolar o negócio

5 características do futuro do trabalho que encontrei no Semear Innovation, em BH

Minha experiência no The Plant coworking e por que o espaço inspira produtividade

Newer post