Órbi Conecta: uma aceleradora de conexões e o que isso significa para as empresas

salas privativas

Logo na entrada do prédio, que fica no meio de uma das principais e mais movimentadas avenidas da cidade, você lê: “pode entrar, coisas incríveis acontecem aqui”. E não é que é verdade?

Fui ao Órbi Conecta conhecer o coworking e encontrar um amigo e parceiro para tratarmos alguns assuntos de trabalho. No entanto, o que eu achava que seria um mero dia de alinhamentos, foi uma tarde inspiradora.

Quer saber por quê? Continue comigo que eu te conto tudo!

O que é o Órbi Conecta?

O Órbi Conecta, que faz parte da rede Woba, é um espaço colaborativo, localizado na Avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoinha, em BH. Com o objetivo de auxiliar no fomento à inovação e ao empreendedorismo, teve seu início em um trabalho de co-criação e parceria entre San Pedro Valley, Banco Inter, a Localiza e a Construtora MRV.

O Órbi se intitula como um ambiente de conexões e oportunidades. Mas o que isso significa? Que é um espaço que oferece coworking, salas de reuniões e salas privativas, wi-fi de alta velocidade, café e sala de descanso. Também tem piscina de bolinhas, varanda e um espaço de eventos para startups e empresas residentes e trabalhadores autônomos.

[Leia também: como foi a experiência da Fernanda nos coworkings-cafés: Noete Café Clube, Guaja e a tendência dos cafés coworkings]

Além disso, os agentes de conexão conversam semanalmente com as startups para auxiliá-las a resolverem problemas pontuais, com dicas e contato com empresas.

O local foi projetado pelas mantenedoras para ser colaborativo, arejado, inovador e propício para conexões. Ao entrar no prédio, vemos um espaço aberto com uma arquibancada, que também serve como escada para o segundo andar, que é praticamente um mezanino.

Bons papos, cafés e churrascos

Também na entrada, o Órbi oferece um café e logo o usuário vê a porta para a varanda — onde rolam churrascos! — e a piscina de bolinhas. É o lugar para receber pessoas, fazer reuniões rápidas, treinar o pitch e propor eventos.

Os espaços de trabalho são praticamente iguais nos dois andares: duas colunas com quatro fileiras de mesas e salas de reuniões, mas, no primeiro piso, há um espaço de descanso que homenageia o San Pedro Valley, com sofás e puffs para descanso e uma prateleira com livros.

Lá, cada startup tem a sua mesa, que já tem até espaços demarcados com decorações e bonequinhos e algumas são reservadas para pessoas que reservaram pelo Woba.

Mesmo tendo reservado um lugar pela rede, eu sentei na mesa de uma startup de amigos, que, por acaso, tinha uma cadeira paga — para mim! E, claro, usei a piscina de bolinhas também, pois ninguém é de ferro, né?

Fernanda trabalhando na piscina de bolinhas do Órbi

Um dia muito inspirador

Lembra quando eu disse que foi um dia inspirador? Então, por coincidência, toda quarta-feira, às 16h30, acontece no espaço o café com residentes. O encontro consiste em um momento em que todos que estão presentes se reúnem para ouvir pitchs das startups que estão lá no dia e ver um residente compartilhar um ponto do seu dia a dia para nós.

Quem apresentou foi o CEO da Revex e ele falou sobre cultura e liderança e como a startup trata este tema. “A primeira coisa que me preocupei desde o início foi cultura, até quando éramos dois”, contou. Eles consideram pessoas como prioridade, depois produto e dinheiro, tanto que sabem dos sonhos de cada um de seus colaboradores.

Além da Revex, os empreendedores da Zumpy também deram uma palavrinha para os presentes.

Pitch da Zumpy no Café com Residentes

Foi uma pílula de inspiração e logo depois pudemos trocar uma ideia em torno de uma mesa de café ma-ra-vi-lho-sa e tinha até opções para vegetarianos e intolerantes à lactose — eu, no caso.

Além disso, também vou compartilhar um benefício individual desse momentinho: conversei com pessoas e já me envolvi em um novo projeto. Conexões e seus poderes, certo?

Como o Órbi Conecta impacta as empresas?

Aproveitei que meus amigos agora são residentes do Órbi e bati um papo com eles sobre o espaço e como isso impacta na startup. O Fábio Teixeira, por exemplo, é CMO da Metha Energia e me contou que várias empresas passam pelo Órbi diariamente. E isso é muito bom para dar visibilidade e proporcionar networking.

Além disso, como o ambiente é moderno e projeto, o Fábio disse que existem vários espaços bons para ter rápidas conversas e fazer reuniões. Dessa forma, a distância que ele percorre diariamente para chegar até lá compensa bastante.

Fábio Teixeira, CMO da Metha Energia

E aí, gostou do Órbi Conecta? Pretende visitá-lo? Além dele, você também encontra vários coworkings com mesas para empresas e salas privativas na plataforma do Woba. Vem, não perca tempo! Clique aqui e conheça nossas soluções para a sua empresa.


Fernanda Lacotix é jornalista, produtora de conteúdo e social media. Apaixonada por cinema, comida e andar na rua, ela se aventura pelo universo das mídias sociais e inovação desde 2013. 

Similar Posts