Por que as pessoas prosperam nos espaços de coworking?

Os espaços de coworking são locais diferenciados para desenvolver as atividades profissionais. Além disso, de forma geral, as pessoas que estão nesses ambientes são mais prósperas.

Eu sou um exemplo vivo disso. Frequento coworkings de forma assídua há cerca de 6 meses. Desde então, a minha produtividade e felicidade são muito maiores em relação aos escritórios tradicionais.

Mas o que faz com que os espaços de trabalho compartilhados — onde freelancers, profissionais remotos e até times de grandes empresas trabalham de forma comunitária — sejam tão efetivos? E há algumas lições que os escritórios tradicionais precisam aprender?

Uma matéria da revista Harvard Business Review traz algumas dessas respostas. Nas próximas linhas, você confere por que as pessoas prosperam nos espaços de coworking.

Trabalho significativo

A equipe da HBR entrevistou diversos donos de coworkings e gerentes de comunidades. Assim, chegou à conclusão de que os usuários de coworking veem seu trabalho de maneira significativa. Além de muitos poderem escolher suas atividades, eles afirmaram que colocam toda sua energia nesses ambientes.

Ao contrário do que acontece no escritório tradicional, é comum que nos espaços de coworking os membros atuem em diversos projetos e empresas. Como há pouca política interna ou competição direta, os profissionais não sentem que precisam de uma persona para se encaixar.

Além disso, trabalhar junto a pessoas que realizam diversos trabalhos também é algo que pode fortalecer a identidade do próprio trabalho.

Uma outra questão é que o trabalho significativo acontece porque nos coworkings existe uma cultura em que é natural que uns ajudem os outros. Como são muitas pessoas trabalhando em um mesmo espaço, esses usuários contam com habilidades que podem ajudar outros membros do coworking.

Mais controle sobre o próprio trabalho

Muitos espaços de coworking estão disponíveis para os membros terem acesso no dia e na hora que quiserem. Isso quer dizer que as pessoas podem decidir se passam um longo dia trabalhando ou também podem optar em ir para a academia no meio da tarde.

As pessoas ainda podem decidir se trabalham em ambientes mais silenciosos ou em espaços mais colaborativos, onde a interação é incentivada. De toda forma, fazer parte de uma comunidade é algo que ajuda a criar estruturas e ter disciplina e isso contribui para que os profissionais fiquem efetivamente motivados.

Parte de uma comunidade

Mais um motivo que indica por que as pessoas prosperam em coworkings é pelo fato de elas se sentirem parte de uma comunidade. Estabelecer conexões com outros profissionais é essencial para cultivar experiências únicas, que ajudam os usuários a se sentirem à vontade para realizar suas atividades com mais motivação e produtividade.

Isso, consequentemente, gera inúmeras possibilidades para os profissionais e para as empresas. O WeWork, por exemplo, cria um lugar no qual você participa como indivíduo, mas onde você se torna parte de um “nós” maior.

No entanto, é importante destacar que a socialização não é algo obrigatório ou forçado. As pessoas que frequentam os espaços de coworking podem escolher quando e como interagir. Ainda assim, segundo a HBR, mesmo que os usuários interajam pouco, eles sentem um forte senso de comunidade.

Empresas tradicionais e experiência BeerOrCoffee

Diante do avanço dos coworkings, como ficam os escritórios tradicionais?No BeerOrCoffee, por exemplo, grupos como Algar, Banco Inter, Stone, Movile, Roche, Gympass, entre outros, já contam com algumas das nossas soluções.

Para Peter Kawamura, Head de Facilities na Movile, “com o BeerOrCoffee, encontramos uma ótima solução para centralizar as demandas. Isso otimizou as operações administrativas e tivemos uma considerável economia de recursos“.

Já Pedro Quadros, Engenheiro de Facilities do Banco Inter, comentou que “contratar o BeerOrCoffee foi uma decisão muito acertada. Ganhamos agilidade em diversas burocracias. Além disso, tivemos uma grande economia de recursos, que ultrapassa R$ 1 milhão ao ano.

Isso significa, portanto, que os espaços de coworking são muito mais do que ambientes para trabalhar. Mais do que nunca, são parte de uma estratégia eficiente que pode ajudar pessoas e empresas a prosperar.

Nesse contexto, vale destacar que as lições dos espaços de coworking podem ser aplicadas aos escritórios tradicionais. Afinal, o futuro do trabalho caminha para proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis.

Caso você esteja em uma empresa em que o time quer experimentar os espaços de coworking, clique aqui e confira as nossas soluções.

Facebook Comments
Por que as pessoas prosperam nos espaços de coworking?

7 cases e exemplos de histórias de sucesso contadas por grandes marcas

Por que as pessoas prosperam nos espaços de coworking?

Salas de reunião em SP: 5 motivos para alugar e alavancar seu negócio

Newer post