SXSW 2019: o que está acontecendo no maior festival de economia criativa do mundo

O South by Southwest (SXSW) 2019, o maior festival de economia criativa do mundo, está acontecendo desde o dia 08/03, em Austin, no Texas (EUA). Como não poderia deixar de ser, os brasileiros foram em peso ao evento. Somos a maior delegação estrangeira presente no SXSW, o que é um termômetro que evidencia a nossa criatividade e avidez por novidades.

O Woba, é claro, está muito bem representado. Os co-fundadores da empresa, os irmãos Pedro e Roberta Vasconcellos, estão conferindo tudo de perto: entrevistas com nomes como Tim Ferriss e Bené Brown, reuniões com outros empreendedores, presença em ativações de marcas como Google, Apple, Snapchat e muito mais. Neste post, vou mostrar algumas das principais novidades apresentadas no SXSW. Confira!

Pedro e Roberta Vasconcellos marcando presença no SXSW 2019

Táxi voador, caminhões de lixo inteligentes e carros autônomos

A mobilidade urbana é um dos temas debatidos no SXSW 2019. Em uma reunião para prefeitos dos EUA e Canadá, o diretor de programação do evento, Hugh Forrest, apresentou um futuro em que os táxis voarão, os caminhões de lixo analisarão o lixo e o trânsito será controlado por inteligência artificial.

A EmbraerX, empresa brasileira de aviação, por exemplo, foi ao evento para apresentar o eVOLT, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical — basicamente, trata-se de um táxi voador. Uma outra ideia do evento foram os caminhões de lixo inteligente, que têm o desafio de otimizar a gestão do lixo. Mais um assunto debatido são os carros autônomos. Nesse caso, a ideia é aprimorar o design das ruas e discutir a adequação dos veículos autônomos nas cidades.

Conceito para o projeto eVTOL (Foto: Divulgação)

Ser neurótico para ser excelente

“É preciso ser neurótico para ser excelente”, foi o que disse a atriz Jodie Foster — ganhadora de 60 prêmios na carreira, entre eles 2 Oscars —, no SXSW 2019. Segundo ela “é preciso ser uma pessoa neurótica para ser excelente, porque você precisa treinar e repetir e no processo, sente que é um fracasso. Até conseguir ser bem-sucedida, sinto que sou um fracasso. E 10 minutos depois, volto a me sentir um fracasso. Acho que isso me motiva”, comentou.

Jodie Foster, no SXSW 2019 (Foto: Getty)

4 dicas para ser bem sucedido

Tinker Hatfield, vice-presidente da Nike, que se apresentou no SXSW 2019, deixou 4 dicas para ter uma carreira de sucesso. São elas:

  1. Vida a vida: para ele, a busca por inspiração acontece principalmente fora do escritório. “Eu normalmente me inspiro indo a concertos, viajando, conversando com pessoas diferentes, curtindo música e esportes”, disse.
  2. Quebre algumas regras: quando ele atuava como designer de tênis, seu departamento recebia alguns briefings e ele achava aquilo horrível. Queria contar sua histórias e colocou isso em prática, mas enfrentou dificuldades. “Quase acabei demitido. Porém, se você realmente acredita na sua ideia, vale a pena lutar por ela”, disse.
  3. Garra nunca é demais: em seu primeiro encontro com Michael Jordan, Hatfield se deparou com uma situação inusitada. A lenda do basquete disputava cada ponto com um amigo em uma partida de tênis de mesa. “Eu pensei que eles iam se matar. Discutiam a cada ponto”, comentou. “Não importa se é uma partida de basquete ou de pingue-pongue, Jordan quer ganhar. E geralmente ter essa garra é o que separa os melhores dos muito bons”.
  4. Não tenha medo de errar: Hatfield lembrou que concorda com a seguinte frase: “o time que comete o maior número de erros é aquele que ganha o jogo. Você só fica melhor praticando, correndo riscos e cometendo um erro atrás do outro. É assim que ocorrem as grandes conquistas”, disparou o executivo.

    Tinker Hatfield, no SXSW 2019 (Foto: Getty)

Aprendizados com os chefes duros

Guy Kawasaki é um empreendedor que fez parte da primeira equipe da Apple a trabalhar com o Macintosh, nos anos 1980. No SXSW 2019, ele falou de algumas lições de anos trabalhando com TI.

Para ele, quando não há oportunidades onde você está, é bom buscar outros ares. Seus avós se mudaram do Japão para o Havaí, onde trabalharam cortando cana-de-açúcar.

Em relação a chefes e professores, Guy contou que, em Stanford, teve um professor de inglês que devolvia os trabalhos com as anotações de frases que estavam inadequadas. Em seguida, os alunos eram obrigados a copiar a frase errada, citar a regra e escrever a frase corrigida novamente.

“Quando você tem um processo que envolve três etapas para cada erro que comete, você fica muito mais atento para não cometer erros”, disse. “Os melhores professores e os melhores chefes são os mais duros. Na hora, você não vê, mas, 20 anos depois, percebe que são esses os que trazem mais valor para a sua vida”, destacou.

Guy Kawasaki, no SXSW 2019 (Foto: Getty)

Tecnologia, economia criativa e colaboração para resolver os problemas do mundo

Para Priscila Chan, co-fundadora da Chan Zuckerberg Initiative (CZI), organização filantrópica que ela criou com o marido, Mark Zuckerberg, “a tecnologia só poderá resolver grandes problemas se nós reunirmos as pessoas. É preciso fazer colaboração radical. Debater. Fazer brainstorm. Ver o mundo de uma forma diferente”, disse, em sua apresentação no SXWX.

Priscila é filha de refugiados vietnamitas de origem chinesa, fez biologia em Harvard e formou-se médica pediatra na Universidade da Califórnia. A CZI, por sua vez, atua em três particularidades: educação, saúde e justiça. A ideia é que sejam propostas soluções para grandes problemas do mundo.

“Os desafios que enfrentamos não são simples. Não serão resolvidos da noite para o dia. “Mas existe um provérbio africano que diz: ‘Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá junto’. Vamos longe juntos”, disse, em sua apresentação no SXSW 2019.

Priscila Chan, no SXSW 2019 (Foto: Mariana Iwakura)

E então, o que achou dessas ideias apresentadas no SXSW 2019, o maior evento de economia criativa do mundo? É claro que tem muito mais coisas que aconteceram e ainda acontecerão. O evento, inclusive, segue até o dia 17/03 e você pode conferir tudo no site oficial. Por aqui, no Brasil, continuamos trabalhando para contribuir para otimizar o futuro do trabalho. Para saber mais, visite o nosso site e conheça as nossas soluções.

Similar Posts