Entenda as vantagens e os desafios do trabalho remoto adotado pela Dell

Foto: Dell

Se eu começar a falar sobre o trabalho remoto na minha vida, vou chorar e não vou dar conta de escrever este texto. Afinal, eu sempre me senti um extra-terrestre nos meus anos dentro de um escritório tradicional. Chegava a arrepiar só de pensar em bater cartão e esperar as 18h para ir embora.

Hoje, meu coração se enche de alegria de saber que o trabalho remoto é cada vez mais comum no país. As empresas estão cada vez mais flexíveis em relação a essa nova forma de exercer as atividades profissionais e, não por acaso, os coworkings não param de crescer e receber profissionais e empresas das mais diversas áreas.

Neste artigo, fui buscar inspiração em uma empresa que está madura em relação ao trabalho remoto: a gigante americana Dell. Você vai conferir o que o Diretor de Recursos Humanos da empresa, Mohammed Chahdi, disse sobre o assunto em uma entrevista para o site Remote. Vamos lá?

Importância do trabalho remoto para o negócio

Para Chahdi, é crucial. Ele lembra que as opções de trabalho flexíveis reduzem o impacto no planeta, contribuem para que os funcionários fiquem felizes e produtivos e ainda ajuda a reter talentos.

Principais benefícios de uma força de trabalho remota

Segundo o gestor, a flexibilidade de trabalho permite que os funcionários trabalhem na hora e no lugar que quiserem. Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo entre os profissionais e as demandas da empresa.

Uma força de trabalho flexível é tão produtiva (se não mais) quanto o modelo tradicional de escritório. Além disso, ajuda os indivíduos a equilibrar sua vida profissional e pessoal. Resumindo: é uma vantagem e um benefício que ajuda a Dell a ter sucesso”, disse Chahdi.

Por que integrar o trabalho remoto no dia a dia da empresa

Chahdi comenta que a Dell constrói uma tecnologia que possibilita que seus colaboradores entreguem o que têm de melhor em qualquer momento, independentemente da localização. Em 2009, a empresa criou um programa chamado Connected Workplace, que reconhece o ambiente de trabalho global como propulsor da criatividade e da colaboração.

Foto: Instagram @lifeatdell

Habilidades do profissional que executa atividades remotas

Segundo Chahdi, as pessoas que buscam uma atividade remota precisam de competências essenciais como autodisciplina e autonomia. “Também buscamos pessoas que são proativas na sua abordagem às suas vidas e ao seu trabalho”, comentou.

Entrevistas para contratar profissionais remotos

De acordo com o executivo da Dell, as entrevistas são realizadas por meio de ferramentas tecnológicas, que permitem que as conversas sejam realizadas em tempo real. Além disso, também há a possibilidade de o time mandar mensagens audiovisuais pré-gravadas, de forma que o candidato possa responder em vídeo em seu tempo. Isso mostra que a Dell se preocupa com o tempo das pessoas que entrevista.

Disseminação da cultura remota na entrevista

Segundo Chahdi, a Dell utiliza as redes sociais e outros meios digitais para compartilhar histórias de profissionais que já atuam de forma remota. Particularmente, o time da Dell ama o Instagram, pois é um canal onde as histórias são divulgadas de forma autêntica.

“Nossos funcionários postam sobre o trabalho de casa em uma sexta-feira com uma foto deles em seu quintal trabalhando ou com seu animal de estimação e utilizam a hashtag #LifeatDell. Nossa equipe procura no Instagram por essas postagens e envia para os possíveis novos funcionários. É simples e muito bem sucedido”, disse Chahdi.

Foto: Instagram @lifeatdell

Processo para contratar profissionais remotos

Na Dell, os recrutadores falam sobre o processo de trabalho remoto e o que os profissionais esperam disso. Além disso, sempre um dos recrutadores é uma pessoa que vive o trabalho remoto no dia a dia.

Onboarding dos trabalhadores remotos

A Dell conta com um material Onboarding em formato digital e isso inclui site, documentos e vídeos. Além disso, a empresa também conta com com uma equipe totalmente dedicada a dar todo suporte no dia 1 do novo funcionário. Depois dessa abordagem, o feedback de novos funcionários melhorou muito.

Encontros pessoais entre a equipe remota

O objetivo da Dell é que exista ao menos um encontro por ano entre os trabalhadores remotos.

Foto: Instagram @lifeatdell

Elementos essenciais para o sucesso na relação entre equipes remotas

De acordo com Chahdi, a comunicação é essencial nesse processo. Então, a empresa mantém canais de comunicação abertos em diversos momentos. Isso acontece em reuniões regulares ou no dia a dia, em ferramentas de mensagens instantâneas.

Dificuldades de gerenciar uma equipe remota

Para Chahdi, um dos principais desafios é assegura que o membro da equipe não seja ignorado ou esquecido no que diz respeito a atualizações, oportunidades de desenvolvimento e outras questões.

Envolvimento dos funcionários

A Dell privilegia a comunicação e o compartilhamento de informações. Ela participa, por exemplo, que grupos que oferecem oportunidades para os colaboradores compartilharem histórias e experiências, o que é essencial para que todos se envolvam e se integram em torno de algo maior.

Foto: Instagram @lifeatdell

Maiores medos na gestão de trabalhadores remotos

Chahdi disse que “eu não tinha receio de administrar trabalhadores remotos, mas sempre sou cauteloso para garantir que me comunico regularmente e que minha porta virtual esteja sempre aberta para eles”.

Implementação de uma política de trabalho remota

A política de trabalho remoto remoto na Dell foi implementada em 2009, por meio do Connected Workplace. Esse programa permite que alguns funcionários trabalhem remotamente de maneira formal. Antes, a empresa já adotava o trabalho remoto informalmente, por meio de acordos entre gestores e funcionários.

Conselhos para uma equipe que deseja se tornar remota

Chahdi pensa que é preciso pensar como a empresa pode apoiar o trabalho flexível dos funcionários. Além disso, uma outra fica é estudar e conversar com quem já adota essa prática.

“Crie estratégias e políticas de programas remotos que funcionem para sua empresa.  Construa um back office robusto que oferece treinamento, kits de ferramentas e perguntas frequentes. Comunique-se e colabore com sua força de trabalho para desenvolver um programa que permita benefícios mútuos e resultados positivos”, disse ele.

Desafios de gerenciar uma equipe remota

Como não poderia deixar de ser, a empresa teve de viver vários desafios, como:

  • Identificar quem serão os primeiros funcionários que poderão viver um modelo de trabalho flexível;
  • Fornecer um efetivo treinamento para garantir o sucesso da empreitada;
  • Garantir o acesso à comunicação, independentemente de onde a equipe esteja.

    Foto: Instagram @lifeatdell

Gestão da vida pessoal e profissional

Chahdi confessa que isso pode ser difícil às vezes, mas é preciso se desconectar para ter sucesso pessoal e profissional. “Eu fiz meu escritório em casa em um local separado. Eu garanto que quando estou com minha família, estou focado nelas”, disse.

E aí, o que achou dessas dicas de trabalho remoto da Dell? Como você conferiu, existem diversas desafios relacionados a esse modelo de exercer as atividades profissionais. Mas, por outro lado, as vantagens são cada vez mais óbvias e essenciais para o sucesso de um negócio.

No seu caso, você já trabalha de forma remota, gostaria de fazer isso ou pensa que isso não é para você? Caso queira viver uma experiência remota em coworkings, confira aqui o que o BeerOrCoffee oferece para a sua empresa.

Facebook Comments
Entenda as vantagens e os desafios do trabalho remoto adotado pela Dell

Minha primeira experiência no Ace Campus, um coworking da rede BeerOrCoffee em SP

Entenda as vantagens e os desafios do trabalho remoto adotado pela Dell

Uma rede de energia positiva: WeWork BH entra na plataforma BeerOrCoffee

Newer post

Post a comment

[instagram-feed showheader=true widthunit=273 heightunit=273 imagepadding=0 showfollow=true showbutton=false]