7 estratégias para aumentar suas chances de conseguir um trabalho remoto

trabalho remoto

Não é nenhum segredo que o trabalho remoto está em alta. Cada vez mais empresas e profissionais estão adotando esse modelo que traz vantagens como a flexibilidade e a redução dos gastos corporativos.

Além disso, a popularização do trabalho a distância tem mostrado que o fato de um profissional estar presente no escritório não significa, necessariamente, altos níveis de produtividade.

Com a ajuda da tecnologia, é totalmente possível que o profissional esteja conectado com os colegas de trabalho, independentemente da localização geográfica, e seja bastante produtivo, de forma a trazer os resultados que a empresa espera do funcionário.

Você tem interesse no mundo do trabalho a distância e ainda não faz parte dele? Se sim, acompanhe este texto. Mostraremos 7 estratégias para aumentar suas chances de conseguir um trabalho remoto.

1. Cadastre-se em sites que oferecem oportunidades remotas

Uma das formas mais fáceis de conseguir oportunidades de trabalho para serem executadas a distância é por meio do cadastro em sites para trabalhar como freelancer. Plataformas como 99 freelas, Crowd e Rock Content, por exemplo, oferecem possibilidades remotas legítimas.

Aqui no BeerOrCoffee também trabalhamos de forma remota. Então, esteja você em São Paulo, Belo Horizonte ou até no Japão, pode se candidatar.

2. Tenha cuidado com os golpes

Infelizmente, a Internet tem de tudo, inclusive pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da fragilidade de pessoas em busca de oportunidades de trabalho. Sendo assim, quando for realizar uma busca, evite termos como “trabalho online para mães” ou “trabalhar em casa” e privilegie palavras-chave como “trabalho remoto”.

Desconfie imediatamente de qualquer situação que exija que você invista algum valor, que apresenta uma descrição vaga das atividades ou que soe muito fácil. Nunca se esqueça de que “trabalho em casa” não é título de vaga de emprego. Os empregadores sérios contratam para cargos que contribuem para o crescimento de um negócio.

3. Conquiste uma forte rede de contatos

Muitas pessoas que conquistam boas oportunidades de trabalho remotas construíram uma forte rede de contatos. Dessa forma, para aqueles profissionais que buscam posições totalmente a distância, falar com pessoas que já atuam dessa forma pode ser recompensador.

Se você não conhece ninguém que trabalha de forma remota, uma ótima dica é frequentar coworkings. Na plataforma do BeerOrCoffee, por exemplo, você garante uma diária grátis e pode escolher um dos mais de 1000 espaços disponíveis na rede para trabalhar.

4. Ajuste sua carta de apresentação e seu currículo

As pessoas que estão contratando no mercado percebem, cada vez mais, que a competência de trabalhar a distância é uma habilidade específica, assim como a criatividade ou a liderança.

Dessa forma, você pode se apresentar para possíveis recrutadores como uma pessoa capaz de contribuir para o crescimento de um negócio a distância. Uma dica interessante é se concentrar no sucesso das atividades remotas já realizadas, mesmo que ocasionais.

5. Dê indícios de que você está pronto para o trabalho remoto

Nem todas as pessoas estão preparadas para trabalhar de forma “solta”. Então, se esse não é seu caso, dê indícios de que você está pronto para o trabalho remoto.

Dedique-se um tempo para explicar porque você é uma pessoa preparada para entregar os serviços que estão sendo demandados remotamente. Preste atenção às palavras-chave e adapte seu discurso e seu material ao trabalho em questão.

6. Estabeleça uma boa comunicação

A comunicação é essencial para qualquer trabalho, mas nas atividades remotas ela ganha ainda mais importância. Afinal, grande parte do dia a dia depende da capacidade de interagir de forma dinâmica, rápida e eficaz.

7. Prepare-se para diversos tipos de entrevistas

Os empregadores que buscam contratar para cargos remotos costumam utilizar métodos diferentes daqueles empregados nas entrevistas em locais físicos. Dessa forma, treine suas habilidades em ferramentas como Zoom, Skype, Lito ou Slack, por exemplo, de forma a causar uma boa impressão.

O que achou dessas ideias sobre as chances de conseguir um trabalho remoto? Como mostramos ao longo do texto, é possível adotar atitudes simples e conquistar diversas oportunidades profissionais que não necessariamente demandam que você esteja em um local específico.

Bônus: como se manter produtivo no trabalho remoto

Você conseguiu a vaga que queria e já está trabalhando remotamente. Maravilha! Mas alguns desafios podem surgir no caminho, não é mesmo? Um deles é a dificuldade em se manter produtivo. Talvez as distrações se tornem mais frequentes ou o estabelecimento de uma rotina fique mais complicado. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ser de grande ajuda. Confira!

1. Não trabalhe da praia, da cama ou jogado no sofá

Por mais que possa parecer tentador levar seu notebook para a praia ou piscina e trabalhar ali, esta não é a melhor ideia. O trabalho remoto, mesmo sendo uma forma flexível de atuação, continua sendo um compromisso — afinal, você tem que entregar suas tarefas, certo? E, portanto, deve ser tratado como tal. Ele permite que você tenha liberdade para otimizar seus horários, deslocamento e viaje fora das férias e feriados, mas também demanda dedicação e resultados.

2. Escolha locais com a estrutura adequada

A alternativa para o item anterior é a escolha de um local com infraestrutura preparada para um dia de trabalho. Isso significa que você deve procurar espaços com mesas e cadeiras confortáveis, internet de qualidade, ar condicionado (ou aquecedor, dependendo de onde você estiver) e demais itens importantes para a sua rotina. Diversas empresas já oferecem a seus funcionários planos de coworkings, assim eles podem frequentar escritórios compartilhados em várias cidades diferentes.

3. Utilize ferramentas de produtividade

Organizar-se é, ainda, a melhor forma de ser mais produtivo. E para isso existem inúmeras ferramentas disponíveis. O Trello é uma delas. Ele funciona como uma “checklist” semanal ou mensal daquilo que você está fazendo. Nele você pode inserir projetos e designar as tarefas aos responsáveis por cada uma delas, além de estabelecer os prazos e fazer comentários que considerar pertinentes.

No Trello é possível marcar cada tarefa com etiquetas coloridas e colocar lembretes de entrega. Quando um projeto é finalizado, você pode colocá-lo em uma aba de “feitos” ou apenas arquivar os cartões.

Outra opção é o Notion, uma plataforma de organização de projetos que permite a criação de diversas páginas dentro de um workspace para que toda a equipe possa acompanhá-los. Por lá você pode criar listas, carregar arquivos, designar tarefas e conectar páginas à sua conta do Google Drive ou Airtable. É uma plataforma visualmente agradável, que permite gerenciar com facilidade todos os projetos de cada equipe entre o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

Conclusão

Você já se sente preparado para abraçar o trabalho remoto? Esse é um modelo de atuação que interfere no seu estilo de vida e traz muitos benefícios, não só para os trabalhadores mas também para as empresas. Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, leia este post em que falamos sobre as principais vantagens de trabalhar remotamente e entenda melhor!

Facebook Comments
7 estratégias para aumentar suas chances de conseguir um trabalho remoto

10 maneiras de otimizar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal

7 estratégias para aumentar suas chances de conseguir um trabalho remoto

Escritórios de coworking da rede BeerOrCoffee: 18 espaços para você aproveitar

Newer post

Post a comment