10 maneiras de otimizar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal

produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho e na vida pessoal ajuda a conquistar objetivos e realizar suas metas. No entanto, a correria da rotina pode prejudicar esse trabalho. Entenda o que fazer.

produtividade no trabalho

Você gostaria de otimizar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal? Bem, antes, vale perguntar: é provável que você, às vezes, tem o mesmo pensamento que o meu: 24 horas é muito pouco tempo para fazer tudo aquilo que precisamos, não é?

Afinal, não é raro que em nosso dia tenhamos que trabalhar, fazer networking, descolar um tempo para o lazer e ainda dormir.

Então, pode bater aquele sentimento de ter deixado muita coisa para trás. No entanto, nem tudo está perdido.

Apesar de infelizmente não existir uma máquina que faz o dia render 36 horas, é possível colocar em prática algumas ideias que tornam a vida mais leve, ágil e prazerosa.

Neste texto, vou apresentar 10 dicas para você otimizar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal. Quer se transformar em sua melhor versão e passar para o próximo nível. Se sim, confira o texto!

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

1. Planeje o seu dia na noite anterior

Quando faço isso, meu dia de trabalho rende muito mais. Com 5 minutos, é possível colocar no papel aquilo que precisa ser feito no dia seguinte.

É claro que varia de pessoa para pessoa, mas eu gosto de fazer as tarefas mais difíceis primeiro e deixar as atividades mais fáceis para depois.

Assim, você poderá dormir muito mais tranquilo, sem ter de ficar se preocupando com as coisas que terá que fazer.

2. Identifique o período de mais produtividade no trabalho

No meu caso, de manhã eu rendo muito mais. Por isso, gosto de fazer tarefas que exigem mais raciocínio nesse período.

Sou adepto do 5 am Club, grupo de pessoas que acordam à 5h da manhã. Geralmente, medito, leio e pratico atividades físicas.

Assim, antes das 8h, já fiz um monte de atividades e começo a trabalhar com um sentimento muito bom de já ter feito várias coisas, enquanto a maioria das pessoas estão apenas acordando.

3. Priorize uma coisa de cada vez

Já foi mais do que comprovado do que o ser humano não consegue fazer várias coisas com excelência de uma vez só.

Por isso, não caia na tentação de ser um multitarefas. Você pode até dar conta, mas o trabalho poderá ter falhas e ainda perder qualidade.

No entanto, quando você faz uma coisa de cada vez, o foco nas tarefas aumenta, o resultado terá mais qualidade e o tempo de execução será menor.

produtividade no trabalho

4. Elimine todas as distrações

Isso é complementar a priorizar uma coisa de cada vez. No decorrer do dia, as distrações podem sabotar a sua produtividade.

Redes sociais e telefones são alguns dos principais vilões e devem ser utilizados com o máximo de cuidado.

Também evite ficar navegando na internet sem um objetivo específico. Com o tempo, você verá o quanto isso ajudará na concretização das suas tarefas.

5. Esteja perto dos melhores

Você já ouviu a ideia de ser o mais burro da mesa? Eu adoro ser o mais burro da mesa. Isso não quer dizer que sou burro, mas que estou com pessoas que são as melhores no que fazem.

Então, siga as pessoas que performam em alto nível, aprenda com elas, entenda as melhores práticas e modele seus comportamentos.

Isso exercerá uma grande influência na sua curva de aprendizagem, tornando-o um profissional muito mais preparado e atualizado, o que aumentará as suas chances de sucesso no mercado.

6. Aprenda a dizer não para ter produtividade no trabalho

Tudo bem que essa dica também é válida para o mundo profissional. O fato é que muita gente tem dificuldades de falar não, mas às vezes é preciso.

Dizer sim para tudo e para todos impedirá que você faça aquilo que você quer fazer de fato ou que verdadeiramente importa.

Geralmente, o não que você fala para os outros é o sim que você fala para você. Lembre-se que seus objetivos e metas precisarão de muitos nãos que terá que dar pelo caminho.

7. Aposte em você

Se você não apostar em você, quem é que vai? Caso esteja com dificuldades de implementar um novo hábito ou mudar seu estilo de vida, uma dica interessante é assumir um compromisso público.

Isso te impulsionará a se reinventar em vários sentidos. Dessa forma, você encontrará mais possibilidades e oportunidades para abraçar e fazer a diferença no mundo.

8. Faça atividades físicas que lhe dão prazer

A atividade física, literalmente, muda a vida de qualquer pessoa. Mas ela precisa realmente proporcionar prazer. Não adianta se matar na sala de musculação se você odeia puxar pessoa.

Vale qualquer coisa: caminhar, dançar, nadar, lutar boxe ou até fazer faxina em casa. O corpo existe é para ser movimentado e você pode encontrar algo divertido no momento em que colocar o esqueleto para mexer.

9. Leia antes de dormir

A leitura é um hábito que vai abrir novas frentes na sua vida como um todo. Além de ampliar o conhecimento do mundo, enriquece a imaginação e te transporta para novos mundos e possibilidades.

Priorize esse hábito em sua vida e assegurar que ninguém vai te atrapalhar. Busque ler livros mais leves e com informações positivas, que vão induzi-lo a uma boa noite de sono e sonhos.

10. Passe um tempo na natureza

Estar em contato com a natureza é uma ótima forma de você entrar em contato com a sua essência. Traz paz, tranquilidade e relaxamento. É ótimo, inclusive, para ter excelentes ideias.

Vá à praia, faça uma caminhada ou passeie em algum jardim. Tire um tempo por dia ou semana e encontre diferentes maneiras de colocar a natureza em sua rotina. Vai recarregar sua bateria e ainda clarear sua mente.

O que achou dessas ideias para conquistar uma rotina no trabalho e na vida pessoal mais produtiva? Curtiu o texto?

Lembre-se sempre de que a produtividade é o compromisso com atributos como a inteligência, o planejamento, o foco e a excelência.

Quando você adquire novos hábitos, joga fora os velhos padrões e se transforma em sua melhor versão.

Mas não se apresse. É um passo de cada vez. A produtividade no trabalho é no seu ritmo. Afinal, a consistência é que trará os seus melhores resultados.

É possível, inclusive, faturar uma grana extra. Se interessou? Se sim, então confira 7 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando remotamente.

OfficePass

Similar Posts