Por que trocar o home office por coworking em Porto Alegre?

coworking em Porto Alegre

Será que trocar o home office por coworking em Porto Alegre é uma boa alternativa? Essa é uma pergunta que certamente já foi feita por todo freelancer, profissional liberal ou até mesmo por quem atua no regime CLT, mas trabalha na modalidade remota.

Comigo não era diferente, mas quase não tive a oportunidade de sair de casa para conhecer esses ambientes. Até que surgiu o convite do Renato Ribeiro colaborar com o Woba e explorar esse universo em Porto Alegre.

Aceitei o convite e o desafio e agora estou aqui, para compartilhar minhas experiências semanalmente com todos vocês. Ah, e para quem não me conhece, aí vai uma breve apresentação: me chamo Lucas Flores, sou formado em Comunicação Social – Relações Públicas e recentemente concluí meu mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013 trabalho com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano troquei o interior do RS pela capital Porto Alegre.

Mas agora vamos ao que interessa? Afinal, por que vale a pena trocar o home office por coworking em Porto Alegre?

Por que trocar o home office por coworking

Para que você entenda porque trocar o home office por coworking, listei uma série de motivos. Quer saber quais são eles? Confira, a seguir!

Ampliação da rede de contatos

Um dos maiores “problemas” de trabalhar em casa é que vivemos em uma espécie de isolamento social. Por mais que tenhamos colegas que também levam o mesmo estilo de vida e possamos trocar experiências online, nada se compara a uma conversa presencial, uma troca de ideia olho no olho, não acha?

Por isso, sair de casa e ir até um coworking em Porto Alegre é uma ideia interessante para conversar com outras pessoas, fazer novas amizades e ampliar a rede de contatos.

Além disso, profissionais de diversas áreas utilizam os escritórios compartilhados. Logo, a troca de cartões de visita acontece e você poderá encontrar novos clientes e parceiros de negócio.

Estímulo à criatividade

Às vezes ficar muito tempo em casa faz com que a nossa mente entre recesso. Você senta em frente ao computador e fica ali por horas pensando, pensando e não sai nada concreto.

Ao ir para um coworking o cérebro dá uma oxigenada. Afinal, é preciso fazer um percurso do local onde você mora até o escritório compartilhado. Nesse caminho, você pode elevar os pensamentos e quem sabe surja uma ideia brilhante para tirar do papel aquele projeto que há muito tempo permeia os seus pensamentos.

coworking em porto alegre

Foco no trabalho

A liberdade do home office é incrível, mas também pode ser um perigo para as mentes mais distraídas. Tem dias que bate a preguiça e o colchão confortável da sua cama fica chamando para aquele soninho da tarde, que pode levar horas e fazer com que um dia todo de trabalho se perca.

Também pode acontecer da TV ficar insistindo para que você sente no sofá e faça uma maratona de 12 horas daquela sua série preferida que está com nova temporada na Netflix.

Porém, como diz um velho ditado, “tempo é dinheiro”! É claro que precisamos ter momentos de lazer, mas a vida não se resume apenas a eles. É preciso ter foco no trabalho, pois os boletos não se pagam sozinhos.

Em um coworking, você poderá direcionar o foco do seu cérebro 100% para o trabalho, dedicando-se a seus projetos e assim garantindo uma boa lucratividade no final do mês.

Infraestrutura adequada

Por mais que você tenha um escritório em casa, às vezes bate aquela vontade de pegar o notebook e ficar uma tarde inteira trabalhando sentado no sofá. Ou então você senta em uma cadeira da mesa da cozinha, que não é tão confortável para uma rotina de trabalho completa. No final do “expediente”, suas costas estarão pedindo socorro.

Além disso, se você precisar imprimir algo e não tiver uma impressora ou ela estiver sem tinta, precisa perder tempo indo até a lan house mais próxima para executar essa tarefa, por exemplo. Tudo isso não acontece quando você está em um escritório compartilhado.

Os coworkings querem oferecer o melhor para os seus visitantes e é por isso que investem muito em infraestrutura. Assim, você poderá ter todos os recursos para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível.

Experiência no Centro Coworking & Escritórios

O Centro Coworking & Escritórios fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, uma das mais importantes e movimentadas do Centro Histórico de Porto Alegre. Se você estiver próximo ao Mercado Público ou da estação de trem da Trensurb, basta ir até a Esquina Democrática e subir a pé. É questão de 10 minutos para chegar no local!

Além disso, existem várias linhas de ônibus que saem de todos os pontos da cidade para chegar até ali e também há parquímetros e estacionamentos nos arredores, caso você vá de carro.

O acesso ao coworking é bem fácil e ao chegar lá você encontrará um ambiente simpático, com espaços amplos e cadeiras bem confortáveis, ideais para um dia de trabalho.

A recepção também é excelente! Fui muito bem recebido pela community manager que mostrou todo o espaço, que inclui uma cozinha compartilhada, sala de reuniões e espaço para eventos.

Mais produtividade

Fiquei em um ambiente compartilhado, mas não era um dia de muito movimento. Aproveitei o silêncio para produzir bastante e percebi que o trabalho rendeu bem mais do que quando fico em casa.

Tudo por lá é muito bonito, organizado e detalhista. Até o banheiro é bem simpático, com um quadro da Frida Kahlo na parede.

Enfim, gostei muito da experiência de trocar o home office por coworking em Porto Alegre. O Centro Coworking & Escritórios é um local bem agradável e proporciona um ambiente propício para a concentração no trabalho. Como é bem pertinho da minha casa, voltarei lá muitas vezes para repetir esses momentos de produtividade.

E você, o que acha de trocar o home office por coworking em Porto Alegre? Além disso, já foi até o Centro Coworking & Escritórios? Se sim, deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe a sua experiência conosco! Quem sabe um dia a gente não combina e se encontra por lá?


Esse texto foi escrito pelo Lucas Flores, Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, ele trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do RS pela capital Porto Alegre.

Similar Posts