Espaços de coworking: tudo o que você precisa saber para aproveitá-los ao máximo em 2019

Espaços de coworkingQuem já leu algum texto que escrevi aqui no blog sabe que sou fã de espaços de coworking. Como sou agitado, posso dizer que esses ambientes mudaram minha vida para melhor. Entre as vantagens, destaco o foco e a produtividade e isso é uma opinião que é praticamente uma unanimidade entre os usuários.

Apesar de os coworkings já serem bastante conhecidos, sei que ainda há muita gente que não sabe do que se trata em detalhes. Além disso, há as pessoas que nunca ouviram falar desses lugares, mas isso é totalmente compreensível. Afinal, temos tanta informação no mundo que ninguém é obrigado a saber de tudo, né?

No entanto, caso você queira saber todos os detalhes sobre os espaços de coworking, está lendo o texto certo. Preparei um guia que poderá ser essencial para você aproveitar esses ambientes da melhor maneira possível — independentemente se você é um novato ou um usuário habitual. Vamos entender melhor?

O que são espaços de coworking?

Quando fala-se em espaços de coworking, muitas pessoas pensam que trata-se somente de um espaço de trabalho compartilhado. Essa definição não está errada, mas ela é muito mais ampla. Coworking é sobre pertencer a uma comunidade e chega para evidenciar uma nova forma de trabalho.

A verdade é que tem muita gente cansada do modelo tradicional de emprego e dos espaços corporativos convencionais. Eu mesmo, quando estava em um emprego clássico, não aguentava mais bater cartão. Existe coisa mais século passado do que isso?

Claro que as coisas acontecem de forma gradual. As empresas tradicionais continuarão existindo, as pessoas ainda baterão pontos e terão que cumprir horários previamente determinados. No entanto, o modelo de trabalho está se reinventando e os coworkings estão sendo cruciais nesse processo.

Afinal, esses ambientes são projetados para possibilitar um ambiente de colaboração e produtividade para os usuários. Em vez de impor uma rotina rígida, eles são bem amigáveis a um estilo de vida com foco no equilíbrio entre a questão pessoal e a profissional.

Se você me pedisse para resumir os espaços de coworking em poucas palavras, por exemplo, eu diria que é um movimento global, que oferece um espaço para trabalhar melhor, com foco, produtividade e profundidade, onde posso me conectar com pessoas diferenciadas e que contribuem para eu me desenvolver como pessoa e profissional.

Agora, vou mostrar como você encontra o coworking certo para você!

Encontrando o coworking certo

Se você está aqui, é bem provável que conheça o BeerOrCoffe, que conecta empresas e profissionais a coworkings no país. Se você reside em uma grande cidade, por exemplo, certamente tem uma grande variedade de espaços à disposição para escolher.

Por isso, antes de você considerar quais lugares fazem mais sentido para as suas necessidades, é interessante saber das diversas possibilidades que têm por aí. No caso dos espaços da rede BeerOrCoffe, são mais de 500 ambientes à disposição dos usuários.

Depois de identificar as opções, você está preparado para avaliar o que um coworking precisa ter para você ser atendido da melhor forma possível. Vamos ver isso em detalhes no tópico a seguir, certo?

O que um bom coworking precisa ter

Apesar de você conseguir filtrar diversos detalhes dos coworkings, tomar a melhor decisão com base nas comodidades que espera e deseja pode ser algo desafiador. Se você é um usuário constante, é muito provável que sabe exatamente o que precisa. Mas, se ainda é um novato, é interessante que fique por dentro de alguns atributos que precisa considerar. Vamos a eles:

Internet rápida

É muito natural que você tenha a expectativa de que esses espaços ofereçam uma internet rápida, em que você poderá trabalhar com as mais diversas atividades — de e-mails a upload de vídeos, sem sentir que a velocidade da rede está aquém de uma performance de excelência.

Acesso ao espaço 24/7

Apesar de a ideia de se tornar um workaholic é algo que não concordo, é interessante ter acesso ao prédio 24 por dia, nos 7 dias da semana (este texto, por exemplo, foi escrito de um coworking, às 17h, de um sábado). Isso, no entanto, vai depender do plano que fechar com o espaço.

Cozinha

ter uma cozinha é algo indispensável em um coworking. Afinal, é um lugar onde você poderá suas refeições e ainda dar uma pausa para tomar um chá, um café ou uma água

Localização

Essa pode ser uma das grandes vantagens de um bom coworking, ainda mais se você está em um trabalho tradicional e enfrenta trânsito e estresse para chegar ao escritório. Verifique, por exemplo, se é fácil chegar por meio de transporte público, de carro ou bicicleta;

Privacidade

se você precisar fazer um projeto de design, atender uma ligação ou realizar uma reunião rápida com parceiros de trabalho que irão até, avalie se há espaços disponíveis para que você tenha sua devida privacidade;

Comunidades e eventos

É claro que você não precisa ser o melhor amigo dos profissionais que frequentam um coworking, mas o espaço é ótimo para interagir. Além de conhecer pessoas com habilidades complementares às suas, você pode conseguir um trabalho extra ou estabelecer conexões que lhe possibilitam novas oportunidades. ]

Além disso, verifique se o coworking conta com eventos como palestras e workshops, que sempre são ótimas oportunidades para ampliar o conhecimento e o networking.

Onde você trabalha

A sua ideia é ter uma sala privativa ou trabalhar em uma mesa em que divide espaço com outros profissionais? As cadeiras e as mesas são confortáveis? Existem tomadas suficientes? Existe muito barulho ou é mais silencioso?

É claro que esses são apenas alguns dos principais atributos que existem dentro de um coworking. Por meio da análise de cada item, é possível ter uma ideia clara de um espaço absolutamente perfeito para as suas necessidades.

Se você é um novato, vale dizer que é interessante experimentar (clicando aqui, você tem acesso a uma diária grátis do BeerOrCoffee). Passar um dia em algum coworking, definitivamente, será providencial para a melhor decisão.   

Para encerrar este texto com chave de ouro, vamos dar dica para você ter um ótimo dia em um coworking.

Dicas para ter um ótimo dia em um coworking

Digamos que você encontrou um espaço perfeito para você. Se você é um usuário novo, será necessário encarar o primeiro dia. Mas, caso seja um frequentador assíduo, poderá otimizar sua rotina em espaços de coworking. Abaixo, eu separei algumas dicas para ter um ótimo dia nesses espaços!  

Seja você mesmo

Como disse, um espaço de coworking não é apenas para trabalhar. É um lugar para fortalecer a rede, colaborar, socializar e desenvolver ideias, a fim de desenvolver o melhor trabalho possível. Quando você está sendo você, fica muito mais fácil conseguir todas essas coisas.

Ser você mesmo ajudará a encontrar outras pessoas que pensam e agem de forma parecida. Assim, vocês poderão se relacionar e se conectar. Portanto, se posicione com naturalidade, pois coisas incríveis acontecem em um coworking.

Tenha confiança

A ideia é ter confiança sempre, mas eu sei que existem dias nos quais estamos para baixo. Eu já cheguei em espaços de coworking me sentindo péssimo e com a autoestima super baixa.

Nessa horas, é bom respirar, tomar um café ou uma água e lembrar-se da sua missão. É bem provável que seu trabalho ajude outras pessoas e recordar isso lhe fará um bem enorme e ajudará a retomar a confiança.

Sorrie sempre

Sorrir é uma das melhores formas de cumprimentar outras pessoas e é uma ótima maneira de evidenciar que você está feliz por estar onde está.

Caso você seja ou se sinta tímido como eu sou, por exemplo, não tem problema. Sorria assim mesmo, ainda que seja apenas para si próprio. Isso fará bem a você, às pessoas à sua volta e ao ambiente como um todo.

Faça perguntas

Fazer perguntas às pessoas é uma ótima forma de tirar suas dúvidas e começar a estabelecer uma conexão com as pessoas. Comece com os funcionários e entenda o que motiva outros usuários a frequentar o espaço. Descubra onde ficam os melhores lugares para almoçar, os dias de eventos e onde é perfeito para dar uma relaxada. Por fim, nunca se esqueça de que o coworking é muito mais do que um simples ambiente de trabalho.

E aí, gostou de saber sobre mais detalhes dos espaços de coworking? Espero que esse guia seja útil para você e para os seus projetos. Que seja um pontapé para você e sua marca se transformar em melhores versões. Caso queira acessar sua diária grátis, clique aqui. Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo que eu ou alguém do time BeerOrCoffe responde rapidinho, ok?


Este é um texto do time BeerOrCoffe, escrito por Renato Ribeiro: nômade digital e especialista em conteúdo de diferenciação. Ele ajuda marcas e pessoas a terem visibilidade e autoridade online. 

Facebook Comments
Espaços de coworking: tudo o que você precisa saber para aproveitá-los ao máximo em 2019

Gig Economy: entenda o que é e como fazer parte dela

Espaços de coworking: tudo o que você precisa saber para aproveitá-los ao máximo em 2019

Minha ida ao Impact Hub SP e a importância dos coworkings para a inovação

Newer post

Post a comment