Como minha experiência no Conosco-BH me fez refletir sobre o futuro do trabalho

ConoscoQuando fui ao Conosco-BH, utilizando um plano do BeerOrCoffee, tive um grande impacto: parecia muito mais uma galeria de arte do que um coworking. Eu não estava errado: o ambiente abriga uma galeria, mas também é um coworking e ainda conta com um café.

Neste texto, falarei um pouco das minhas experiências no Conosco e como esse espaço está se relacionando com o futuro do trabalho. Em seguida, vou destacar 5 tendências para os coworkings em 2019.

Se você é uma pessoa que está conectada com os avanços da sua carreira e do mercado como um todo, sugiro que acompanhe este conteúdo! Vamos lá?

O Conosco-BH

Localizado na Santo Antônio, bem próximo à Savassi — no coração de BH —, o  Conosco-BH é um local de encontro entre empreendedores, artistas e autônomos. Ele foi projetado para pessoas que procuram um ambiente para compartilhar ideias e fomentar o networking.

Não por acaso, o Conosco carrega em seu DNA a criatividade e as suas obras de artes são um convite para as ideias fluirem. Além disso, tem tudo o que um bom coworking demanda, deixando os frequentadores à vontade:

    • Frigobar;
    • Impressão;
    • Ar-condicionado;
    • Estação móvel de trabalho;
    • Espaço para eventos;
    • Sala de reunião;
    • Acessibilidade;
    • Wi-Fi de alta velocidade;
    • Espaço de convivência;
  • Cafeteria Café & água.

Em todas as oportunidades, a Community Manager, Ana Cristina — ou apenas Tina, como gosta e prefere ser chamada —, sempre me recebeu com cuidado, atenção e carinho.

Por conta de todos esses fatores, me sinto em casa no Conosco-BH. Passei manhãs e tardes memoráveis, fechando jobs importantes, vencendo a procrastinação e conhecendo outros empreendedores.

Assim, não me canso de dizer que os coworkings me tiram da solidão e me ajudam a ter uma performance no mais alto nível. Dessa forma, eles me ajudam a me transformar na minha melhor versão.

Além disso, esses espaços me impulsionam ainda mais como um comunicador e um propagador de ideias tão importantes para o futuro do trabalho.

Dentro desse cenário e aproveitando que este texto foi escrito no início de 2019, vou destacar 5 tendências para os coworkings em 2019.  Confira!

  1. Adesão das empresas

Eu fico impressionado com a velocidade em que as coisas estão acontecendo. Essa ideia de que coworking é um espaço para empreendedores individuais, autônomos e freelancers é algo do passado.

Cada vez mais, as empresas estão aderindo a esses espaços. É claro que ainda há uma resistência e um medo de as empresas perderem o controle sobre as suas equipes. Por outro lado, é cada vez mais óbvio que os coworkings são espaços que estimulam a produtividade, a criatividade e a inovação.

Com isso, empresas de todos os portes estão explorando esses ambientes e uma das tendências para 2019 é que isso cresça exponencialmente. Definitivamente, os coworkings tornaram-se amigáveis para todas as organizações, inclusive as grandes e as multinacionais.

  1. Senso de comunidade

As pessoas buscam espaços de coworking para trabalhar, mas o espaço de um coworking vai muito além disso. Cada vez mais, eles têm se tornado ambientes de convivência e são percebidos como uma verdadeira comunidade, com trocas que geram inúmeras oportunidades de interações e possibilidades de negócios.

Em 2019, a tendência é que os coworkings promovam ainda mais cafés, aulas de yoga e meditação, palestras e diversos outros eventos de modo geral. Essa atividades acabam se somando às já diversas e infinitas possibilidades e contribuem para moldar os ambientes e as formas de trabalho, tornando a vida profissional (e pessoal) mais leve e produtiva.

  1. Conexão com os animais e a natureza

As tendências de 2019 sugerem que os coworkings estarão cada vez mais inclinados para os animais e a natureza. Hoje em dia, muitos ambientes já são pet friendly e contam com hortas e jardins que dão um ar mais leve e agradável a esses espaços.

Obviamente, um ambiente em que você pode levar seu dog ou conviver com plantas é bem mais convidativo. Essa leveza fica ainda mais evidente em cidades grandes e movimentadas, que tendem a gerar estresse nas pessoas.

As tendências de coworking também sugerem novas ideias de design que incluem pedras, cachoeiras artificiais e até estruturas que retratam uma praia. O corpo, a mente e o espírito agradecem, certo?

  1. Espaços de nicho

O próprio Conosco-BH está dentro dessa tendência, pois é um coworking bem focado para a área artística. Em 2019, os espaços de nicho certamente crescerão. Com isso, é provável que veremos mais ambientes construídos para escritores, fotógrafos, mães e assim por diante.

Esse ambientes serão projetados para atrair um determinado público e oferecer facilidades de que um profissional de uma área precise. Com isso, veremos classes de profissionais mais unidas e fortalecidas.

  1. Transformação digital

As tendências de coworkings para 2019 sugerem que esses espaços estarão cada vez mais adaptados à transformação digital. Nesse contexto, vale dizer que, embora esse fenômeno esteja atrelado à tecnologia, a sua essência tem foco em uma mudança de mindset.

Com isso, todas as atividades tendem a necessariamente passar pelo ambiente digital. Assim, será cada vez mais comum que os coworkings contem com cartões de acesso, sistema de gerenciamento do espaço, faturas automatizadas, rastreadores de tempo, etc.

Isso significa que as tecnologias vêm chegando para facilitar as ações do dia dia. Assim, otimizam processos e projetos, gerando ideias, inovações e disrupções.

Essas tendências indicam que o futuro do trabalho está aí. Nesse contexto, é importante lembrar que todas essas mudanças que destacamos fazem parte do curso da humanidade. Apesar disso, muita gente ainda subestime questões como os coworkings e a transformação digital.

Por outro lado, quem acompanha e vive essa nova realidade, sairá na frente e se destacará no mercado. Por fim, afirmo com segurança de que os coworkings deixarão de ser vistos como uma escolha e passarão a ser uma necessidade para a maioria dos profissionais e das empresas.

Pra experimentar um dia de trabalho (bem futurista) no Conosco, é só fazer sua reserva pelo BeerOrCoffee. A primeira é sempre por conta deles!

O que você acha disso, concorda? Comente aí embaixo! =)


Este é um texto do time BeerOrCoffe, escrito por Renato Ribeiro: nômade digital e especialista em conteúdo de diferenciação. Ele ajuda marcas e pessoas a terem visibilidade e autoridade online. 

Facebook Comments
Como minha experiência no Conosco-BH  me fez refletir sobre o futuro do trabalho

5 tendências sobre o futuro do trabalho em 2019

Como minha experiência no Conosco-BH  me fez refletir sobre o futuro do trabalho

Gig Economy: entenda o que é e como fazer parte dela

Newer post

Post a comment