Como encontrar o melhor lugar para a minha empresa?

lugar para a minha empresa

lugar para a minha empresa

Os dias estão passando tão rápido que raramente percebemos o quanto mudamos. Ou o quanto o mundo a nossa volta mudou. No início dos anos 50 entramos na era conhecida como pós modernidade, a Era da Informática. Nessa era os humanos lidam mais com símbolos do que com coisas. Neste cenário, escolher o “lugar para a minha empresa” deixou de ter aquela imagem de fábrica suja e feia do templo moderno, para  adotar ambientes arejados, com cores e luzes. Uma inspiração para a criatividade que esse novo período exige de suas mentes pensantes.

O que marca a transição de uma era para outra são exatamente as mudanças de características que trouxeram algum tipo de consequência para a humanidade em todas as épocas seguintes. O marco da passagem da era moderna para a pós-moderna foi a chegada da tecnologia, da informação facilitada. O que queremos dizer com tudo isto? Que a forma como você apresenta a estrutura física da sua empresa ao mercado também mudou.

Qual o melhor lugar para a minha empresa?

Existem algumas opções para quem está vivendo o sonho da primeira empresa. Ou quem sabe, o sonho da mudança no estilo do seu negócio. Procurar um lugar para alugar, em um bairro acessível. Buscar uma infraestrutura que atenda as necessidades individuais e do coletivo, já pensando nos colaboradores.

Sim, esses lugares existem. Inclusive o mercado imobiliário está favorável para quem quer alugar. Afinal a competitividade é alta e você até pode conseguir achar algum por preço considerável. Entretanto, nem tudo é só o aluguel. Optar por ter um local próprio para a sua empresa, traz consigo despesas básicas. Que, vamos combinar, de básicas não tem nada. E no fim do mês pesam no bolso do microempresário.

Outra opção comum, para quem não tem um dinheiro considerável para investir, é iniciar trabalhando de casa. Mas, se por um lado tem o benefício dos custos reduzidos, por outro tem as desvantagens de misturar vida profissional e pessoal. A família pode não entender as necessidades da sua privacidade. Ou para aqueles que moram sozinhos, enfrentam a possível dificuldade de não ter espaço adequado para receber um cliente, fornecedor, etc. Sem contar que é super difícil conseguir se concentrar em um local não adequado e cheio de outras tarefas para fazer. Não é mesmo?

lugar para a minha empresa

Então, por qual caminho seguir?

Tudo é uma questão de balancear os prós e contras de cada situação. Nada impede, por exemplo, viver cada etapa de acordo com sua situação. Você pode, por exemplo, iniciar em casa e com o evoluir dos negócios passar para uma estrutura independente.

Mas, para você que é visionário e vislumbra um caminho já focado nas facilidades que a era pós-moderna possibilita, a opção é seguir direto para um coworking. Compartilhar estações de trabalho com outras empresas do mercado, há algum tempo era algo inimaginável. Entretanto, hoje é realidade prática, acessível e viável.

Isso é a tal da economia compartilhada. Prática e/ou tendência de dividir o uso ou a compra de algum serviço. Isso acontece pois acredita-se que as trocas não são necessariamente financeiras e os ganhos são mútuos. Por isso é legal fazer o uso do consumo colaborativo.

Dentro dos coworkings é possível resolver as questões financeiras, já que você compartilha as despesas com outros empreendedores. Também em relação às questões relacionadas a infraestrutura, já que esses escritórios oferecem todo conforto que uma empresa precisa. E, ainda tem acesso ao mercado de uma forma inovadora, afinal seu colega do lado pode ser uma empresa parceira, um potencial cliente ou mesmo um fornecedor.

Aprender com a experiência do outro e na vivência individual é algo que preenche. Sua empresa pode ter um funcionário ou dez, dentro dos coworkings você encontra possibilidades variadas de estruturas para atender suas necessidades. E o melhor: o “pensar fora da caixa” está sempre em ascensão nesses espaços.

Como começar?

Se quiser uma mãozinha para entrar nesse mundo moderno, ou melhor, pós-moderno, o Woba pode te ajudar. Entendemos que nem sempre é fácil encontrar o lugar certo à primeira vista. Ou até mesmo dar match com a pessoa ideal. Por isso temos diversos espaços que encaixam para diferentes perfis de profissionais e empreendedores.

Se a sua dúvida ainda é “qual o melhor lugar para a minha empresa”, conte com a gente para a busca pelo espaço próprio. Um local nos moldes de um coworking para chamar de seu. Vamos conversar?

Ou se preferir: que tal testar um diária, completamente por nossa conta?

Até a próxima! 🙂

Similar Posts