Ambiente colaborativo para produtividade do time

airbnb for work

O boom da era industrial trouxe para o mercado de trabalho uma realidade onde  a máquina foi superando o trabalho humano. Entretanto, com o tempo percebeu-se que por mais que a máquina colaborasse para a produção em série, não poderia substituir o trabalho criativo que só uma mente humana é capaz de fazer. Por que estamos te contando essa história? Para estabelecer uma verdade importantíssima. A habilidade criativa do homem é insuperável. E quando o ambiente colaborativo entra para compor esse cenário, não há máquina que supere a criatividade.

Mas o que é um ambiente colaborativo?

Apesar do próprio nome dizer muito sobre o significado do termo, ainda há muito que se aprender sobre ele. Ambiente colaborativo é exatamente a união de ideias e esforço humano em prol de um trabalho, projeto ou empresa em comum. As pessoas necessitam umas das outras, assim como precisam de tecnologia ou de espaços onde possam unir suas necessidades.

Um ambiente colaborativo agrega nos crescimentos individuais e coletivos. Enquanto um colaborador conta com a ajuda da equipe para realizar a entrega de uma demanda. O outro estará aprendendo uma nova função, desenvolvendo uma nova habilidade, ou mesmo criando novas ideias e oportunidades.  

Citamos ali em cima, a tecnologia como um bem comum ao mercado de trabalho. Pois bem, para os ambientes colaborativos não é diferente. Atualmente, a colaboração entre equipes não requer presença física. Os vídeos e transmissões ao vivo transcendem a barreira geográfica. Possibilitando às instituições compor equipes com alto rendimento e talento para projetos e reuniões, independentemente de suas localizações no mundo.

ambiente colaborativoComo criar um ambiente colaborativo dentro das empresas

Como já adiantamos, a presença física já não é mais um problema para as empresas que querem criar uma rotina de ambiente colaborativo. Entretanto, muitas organizações seguem o modelo tradicional. Onde há um lugar fixo, rotinas estabelecidas, equipes definidas e, tanto para os casos presenciais, quanto para a distância é preciso exercitar a colaboração.

A primeira e principal estratégia para exercitar a colaboração em uma equipe é compartilhar essa necessidade com todos os envolvidos. Nem sempre temos noção do quanto podemos ajudar o outro, ou mesmo receber ajuda. Portanto, reunir todos os colaboradores, propor o engajamento entre eles e, claro, tornar clara as habilidades de cada um, sem dúvidas será um bom começo.

Tornar os espaços de trabalho mais confortáveis e agradáveis, além de dispor da tecnologia para conexão em qualquer lugar e qualquer hora, também são formas eficazes de colaboração. Conectar as pessoas traz como resultado a ajuda mútua. Com os elos formados, utilizar recursos como ambientes com áreas comuns planejadas para compartilhar ideias, são uma forma de manter a promoção do trabalho em equipe.

Conteúdo relacionado: conheça tudo sobre a história dos coworkings

Mas, não tenho um ambiente legal assim. E agora?

Nem sempre é fácil criar um espaço físico propício ao desenvolvimento criativo de uma equipe. Inclusive, por isso muitas startups, pequenas empresas e empreendedores optam pelas facilidades trazidas pelo home office, entre outras formas de trabalho à distância.

Neste cenário se faz necessário trazer o exemplo dos coworkings, que nada mais são que escritórios compartilhados, capazes de agrupar pessoas, sonhos, planos e expectativas num único espaço. A diversidade desses escritórios está na possibilidade de abrigarem tanto trabalhos pontuais de funcionários, quanto para posto de trabalho fixo, ou melhor, a longo prazo.

Para quem não tem um espaço físico que contribua para criar um ambiente colaborativo para uma equipe, os coworkings são ótimas pedidas. Afinal, saem com preço acessível. Tem infraestrutura. E ainda uma expertise em instigar a criatividade individual. Em contrapartida, também atendem aquelas empresas e pessoas interessadas em sair da zona de conforto e estabilidade do escritório, se aventurando em novos ambientes, estimulantes e inovadores.

ambiente colaborativo

Crie a cultura, o sucesso também é colaborativo

O aspecto mais interessante de se criar um ambiente colaborativo é que todos se sentem parte de cada ideia colocada em prática, cada projeto que sai do papel e cada pessoa que cresce profissionalmente. Sim, o sucesso também é colaborativo. Seja ele em forma de uma entrega bem sucedida, uma promoção tão sonhada por algum colaborador, ou mesmo uma meta batida.

Mas, até mesmo esta sensação de fazer parte do sucesso do outro, requer prática. É preciso criar e manter diariamente a cultura do ambiente colaborativo. Sentir-se parte da vitória da equipe, da liderança imediata ou do colega de trabalho não é de um dia para o outro. Todos os envolvidos precisam estar em constante contato, conversas, reuniões, encontros agendados ou despretensiosos.

Você achou na teoria tudo muito encantador? Então, acredite: na prática é muito melhor. Portanto, faça um planejamento. Alinhe as possibilidades com sua equipe. E comece logo a implementar esta cultura dentro da empresa que trabalha. Os frutos colhidos farão tudo valer apena!

Depois conta pra gente o que achou!

Até a próxima! 🙂

Similar Posts