Mobilidade e o Futuro do Trabalho

O Instituto PARAR criou a minissérie “Mobility is Everything”, sobre o futuro da mobilidade. No segundo episódio, nossa CEO Roberta Vasconcellos e Ricardo Guerra, diretor do Gympass, usuário e cliente corporativo do BeerOrCoffee, discutem a inovação e avanço do trabalho no que diz respeito à mobilidade.

O que a mobilidade tem a ver com o futuro do trabalho?

Tanto a mobilidade urbana, quanto a digital tem influenciado diretamente o futuro do trabalho e, muitas vezes, trabalham juntas. Podemos contar com um aplicativo para mostrar qual o melhor caminho a percorrer até o trabalho ou um site que conecta os profissionais e as empresas sem nenhum contato pessoal, por exemplo.

O vídeo abaixo é o segundo de uma série que pretende discutir como será o futuro nas cidades. Como vamos nos locomover? Onde vamos trabalhar? Esse futuro já está bem mais perto que imaginamos…

No começo, Flavio Tavares, do Instituto PARAR, começa questionando o tradicional modelo de trabalho. Oito horas por dia, cinco dias por semana e um supervisor, muitas vezes, em cima para cobrar horário:

Logo depois, nossa CEO, Roberta Vasconcellos argumenta sobre um cenário que conhecemos bem:

“As pessoas estão cada vez mais repensando seus ambientes de trabalho. Cada vez mais profissionais e grandes empresas buscam uma melhor solução para o ambiente de trabalho.”

E isso por quê? O trabalho remoto e a praticidade de terceirizar facilities e gestão do espaço se tornam cada vez maiores atrativos.  Uma plataforma que conecta estas pessoas aos melhores espaços para viver este formato. Por isso estamos inseridos no futuro da mobilidade!

Logo depois, nossa CEO, Roberta Vasconcellos argumenta sobre um cenário que conhecemos bem:

“As pessoas estão cada vez mais repensando seus ambientes de trabalho. Cada vez mais profissionais e grandes empresas buscam uma melhor solução para o ambiente de trabalho.”

mobilidadeE isso por quê? O trabalho remoto e a praticidade de terceirizar facilities e gestão do espaço se tornam cada vez maiores atrativos.  O plataforma que conecta estas pessoas aos melhores espaços para viver este formato. Por isso estamos inseridos no futuro da mobilidade!

Você sabe o que é mobilidade urbana e mobilidade digital?

É bastante comum que o termo mobilidade urbana seja associado a infraestrutura de transporte público. Contudo, seu significado vai muito além disso. Pois ele não se refere necessariamente aos mecanismos que o indivíduo utilizará para se mover. E sim, ao nível de eficiência e qualidade com que desloca para seus compromissos do dia a dia, de sua vida urbana.

Conseguir criar um plano de mobilidade urbana que realmente funcione é um dos maiores desafios, especialmente, das grandes cidades. E, sem dúvida, isso tem contribuído para a crescente transformação do modo de trabalho, pois reflete diretamente no cotidiano de todos.

Outro fator transformador social é a mobilidade digital, que nada mais é do que a prática de realizar — e otimizar — nossas tarefas do dia a dia por meio de dispositivos móveis. Ou seja, quando utilizamos aplicativos para pedir comida, táxi, transporte privado ou até mesmo responder e-mails, mesmo estando em trânsito.

Uma Plataforma tecnológica de conexão

Para quem ainda não sabe ou entende certinho, a Ró explica como funciona o BeerOrCoffee. Somos uma plataforma tecnológica que conecta pessoas a mais de 700 espaços de trabalho — atualizado em junho de 2019 — compartilhados em mais de 140 cidades do território nacional (e com operações de espaços em Lisboa).

Você assina um plano e pode trabalhar de qualquer um desses espaços. É só olhar pelo portal ou aplicativo, ver os espaços mais próximos ou da sua preferência e fazer seu agendamento. Lá, você tem toda a infraestrutura, desde o wi-fi até o café.

Um claro exemplo de qualidade e união entre mobilidades. Ao acessar a plataforma e escolher o coworking que deseja trabalhar você estará usufruindo da mobilidade digital. E a disponibilidade de espaços de fácil acesso e diversidade de localização tem como objetivo auxiliar na melhoria da mobilidade urbana nas cidades.

mobilidade

Você assina um plano e pode trabalhar de qualquer um desses espaços. É só olhar pelo portal ou aplicativo, ver os espaços mais próximos ou da sua preferência e fazer seu agendamento. Lá, você tem toda a infraestrutura, desde o wifi até o café.

Depoimento de Quem Usa

O Ricardo Guerra é diretor do GymPass e utiliza o BeerOrCofee na empresa não só pra ele, mas para outros colaboradores.  Além de trabalhar na sede da empresa em São Paulo, ele viaja bastante e tem um coworking favorito nas cidades que mais visita.

Em Brasília está na Asa Sul, no Rio um no Centro. Mas tudo isso com a praticidade de poder ficar perto de onde tem compromissos, como quando tem reuniões na Barra, no Rio e escolhe trabalhar de um coworking da região, por exemplo. “Ele (BeerOrCoffee) se adequa à minha necessidade diária”, diz.

mobilidadeMais adiante no vídeo Ricardo argumenta:

O BeerOrCoffee me dá 180 horas a mais por ano pra eu viver. Isso é uma solução não só pra minha empresa mas pra minha vida como um todo.

Faz bem dar mais tempo para as pessoas né?

Pesquisa que comprova

Em pesquisa com a Mind Miners, o Instituto PARAR pôde observar que apenas 3% das empresas oferecem a possibilidade de utilização de espaços de coworking. Porém, a mesma pesquisa também comprava que a qualidade de vida no trabalho se tornou  um fator determinante na tomada de escolhas, uma vez que nos mostra que

49% das pessoas preferem trabalhar perto de casa, mesmo ganhando 10% a menos

Por isso, a Roberta argumenta que empresas estão cada vez mais repensando seus espaços de trabalho e os diminuindo para que os colaboradores possam trabalhar de forma mais remota e flexível.

Vantagens para empresas e funcionários

Pensar na utilização dos escritórios de coworking como solução de mobilidade, em um primeiro momento, pode parecer vantagem apenas para os funcionários. Mas, na verdade, há benefícios para todos.

O custo com transporte público no Brasil é bastante elevado. Isso faz com que muitos empregadores contratem apenas funcionários que morem próximo ao escritório. Ajudar a melhorar a qualidade da mobilidade urbana não precisa envolver somente uma maneira de chegar mais rápido ao emprego que fica a muitos quilômetros da sua casa. Mas, principalmente, descentralizar os postos de trabalho.

Portanto, utilizar uma plataforma que disponibilize espaços de trabalho por diversas regiões das cidades abre oportunidades para um grande número de profissionais. Por um custo bem menor para as empresas.

Trabalho remoto: realidade cada vez mais possível

Agora, pensando ainda mais longe, que tal se seus colaboradores pudessem escolher trabalhar em qualquer lugar do mundo, em Portugal, por exemplo? Muitas empresas multinacionais estão adotando este tipo de contratação, com escritório compartilhados em diversos países.

E com os atuais recursos tecnológicos qualquer tipo de reunião ou transação já é possível. 

Porém, pode ser que ainda reste uma certa preocupação com a confiança e a motivação da equipe, certo? Essa apreensão inicial é normal, contudo, a mentalidade dos colaboradores e gestores tem mudado. O importante é a entrega, afinal, nem todos são produtivos no mesmo horário, por exemplo.

Soluções de coworking desse tipo oferecem aos funcionários uma ótima qualidade de vida, o que, por si só, é bastante motivacional. Não somente pela qualidade, mas também porque trabalhar perto de casa oferece mais segurança em seu dia a dia. Além de tempo para realizar outras atividades como estudar, se exercitar e se divertir.

E o futuro?

É incrível pensar como em apenas alguns anos tanta coisa mudou no modo de se trabalhar. Ainda outro dia seria impensável ter horários flexíveis. Mas, de repente, as posições de trabalho deixaram de ser fixas, de desktops passaram para os notebooks, ao invés de armários tínhamos apenas mochilas e, enfim, o home-office!

Mas o tempo não para…e o que está por vir no futuro do trabalho? 

O futuro do trabalho é ágil, remoto, global e humano. Não é mais o Home Office é o Anywhere Office!

mobilidade

Essa frase resume, com maestria, o que significa a mobilidade no trabalho pra gente. Por isso, queremos agradecer o Instituto PARAR por abordar esse tema tão relevante!

Alinhado a essas ideias, você pode inovar e viver uma nova forma de trabalho por meio do BeerOrCoffee. No vídeo abaixo, você fica por dentro das principais vantagens que esses espaços proporcionam para empresas e para pessoas. Confira:


Se você gostou deste conteúdo e acredita que o BeerOrCoffe pode te ajudar, confira nossas soluções e serviços.


Esse texto foi escrito pela equipe BeerOrCoffee e atualizado por Samantha Panzini.

Facebook Comments
Mobilidade e o Futuro do Trabalho

Quais as opções de estação de trabalho minha empresa terá em um coworking

Mobilidade e o Futuro do Trabalho

Ambiente colaborativo para produtividade do time

Newer post

Post a comment