Como incentivar a criatividade dentro da sua empresa?

incentivar a criatividade

criatividade

Cientificamente falando, acredita-se que incentivar a criatividade está relacionada a vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções.

Mas, mesmo com essas informações, não há uma mensuração exata de como a mente funciona quando o assunto é incentivar a criatividade.

Pois bem, dito isto, já começamos com uma informação importante aqui: não existe uma divisão entre pessoas criativas e não criativas. Estamos todos sujeitos a esta maravilha da mente humana.

Ótima notícia, não é mesmo?

Mas…

Porque é tão importante entender e incentivar a criatividade?

Se você é responsável por uma empresa, uma equipe ou por um projeto específico, precisa entender que a criatividade pode vir a partir de um estímulo simples. Mas para isto você precisa conhecer sua equipe.

Algumas pessoas tem um perfil profissional mais voltado para incentivar a criatividade. Essas pessoas estãoá sempre pesquisando tendências, adora discutir novas ideias e, consequentemente, acabam chegando a ideias mais originais.

Esses perfis profissionais com tendências criativas não excluem esta característica de pessoas mais discretas. Como já dissemos, todos temos capacidade criativa.

Incentivar a criatividade é prática

Tudo é uma questão de incentivo, desejo, estímulo. Vamos pensar juntos: você tem uma equipe e, claro, tem tarefas, metas e demandas a serem entregues. Ao compartilhar essas necessidades com a equipe, se souber extrair o melhor de cada um, conseguirá estimulá-los a exercitar a criatividade para propor soluções e melhorias inerentes à área de atuação.

Funcionários voltados para incentivar a criatividade produzem com mais qualidade, tendo em vista que estão sempre em busca de novos recursos e, principalmente, novas possibilidades. Mas, mais que ter funcionários criativos é preciso ter uma empresa interessada em proporcionar momentos de incentivar a criatividade junto aos funcionários.

Um ambiente saudável, clima agradável, reconhecimento e valorização do trabalho, remuneração justa, são alguns dos fatores que favorecem o estímulo ao profissional.

incentivar a criatividadeIncentivar a criatividade ajuda a desenvolver empreendedores dentro da empresa?

Se criar é algo inerente ao ser humano, certamente criar novos recursos para otimizar o trabalho na sua área de atuação é quase que um processo natural. Você deve estar se perguntando, mas por que quase? Simples, porque nem todos são estimulados a pensarem fora da caixa, a criar além do que se espera, a fazer entregas acima da média.

Se você ficou desestimulado com esta informação, temos um ponto positivo para ressaltar. Em um mercado que investe cada vez menos no processo criativo da sua equipe, aqueles que se propõem a fazer isto tem um diferencial importante em mãos. Ao trabalhar a criatividade dos funcionários, a liderança está desenvolvendo verdadeiros empreendedores. E o melhor, estes empreendedores terão foco para os negócios da própria empresa.

Mas, nesta relação empreendedor criativo e empresa, quem sai ganhando? Todos! Afinal, enquanto a empresa se beneficia de um profissional disposto a oferecer alternativas que agregam valor às entregas, o profissional lucra em conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional.

Tá, mas como incentivar a equipe?

5 maneiras para estimular a criatividade

Algumas dicas para estimular a equipe já foram previamente passadas: ambiente e clima agradável, reconhecimento e valorização do trabalho, etc. Mas, aqui queremos dar algumas opções mais práticas e palpáveis. Vamos começar?

Brainstorms

Não é atoa que os seres humanos têm a tendência ao agrupamento. Juntos somos mais fortes. Aquela reunião de brainstorm para alinhar as informações referentes ao job, discutir ideias, fazer sugestões e tirar dúvidas é uma oportunidade única para um gatilho criativo. Ou seja, nesse momento em que a equipe está reunida falando de determinado assunto, pode ser essencial para despertar algo na mente de algum participante. Seja de forma consciente ou inconsciente.

Flexibilidade nos horários:

Algumas pessoas produzem melhor na parte da manhã, outras à tarde e algumas até na madrugada. Pois bem, se cada um produz melhor num horário, nada mais justo que tornar a carga horária flexível. Obviamente muitas empresas têm seus horários restritos, mas nada impede de negociar esses horários individualmente. Basta perceber a diferença que esta alternativa traz na hora das entregas.

Cursos, workshops, eventos

Ofereça aos profissionais a oportunidade de desenvolver habilidades, expandindo seus horizonte, através de eventos externos. Sim, estamos falando de propor cursos, workshops e eventos relacionados a área. Assim eles terão contato com o mercado de uma forma diferenciada e, consequentemente, levarão isto para dentro da empresa. Mas não se limite a eventos externos, explore o potencial da própria equipe. Identifique aqueles com algum conhecimento relevante para o grupo e proponha um compartilhamento de informações. Que pode ser através de grupos de discussão, debates, etc.

criatividadeErros e Acertos

Quando falamos em valorização do trabalho é saber reconhecer quando uma entrega foi executada com sucesso. Seja compartilhando com a equipe, dando créditos quando apresentado ao cliente, recompensando de uma forma inesquecível. Mas, não só de boas experiências vive um profissional. Ou seja, quando erros forem identificados a empresa também precisa saber lidar com a situação. Nada de expor e ridicularizar o profissional, é preciso saber contornar a situação para que ela se torne um aprendizado.

Pausas para relaxar

Boas ideias podem surgir de formas iesperadas. Logo, é essencial que sua equipe tenha um cantinho para relaxar enquanto faz pequenas pausas durante o trabalho. Ter um tempo para se perder em pensamentos pode ajudar, e muito, a surgir novas ideias. Pausa produtiva, já pensou nisto? Essa ação simples e de baixíssimo custo pode trazer resultados incríveis. Ah, se quiser inovar ainda mais, temos uma dica: já pensou em alternar as estações de trabalho dos funcionários entre empresa e um coworking?

Comece hoje olhando para sua equipe, identificando e reconhecendo os potenciais de cada um. Depois, é só se organizar para trabalhar suas descobertas a favor do crescimento da empresa e de cada indivíduo que faz parte do grupo.

Até a próxima! 🙂

Similar Posts