Desenvolva habilidades frequentando coworking

habilidades

As habilidades pessoais e profissionais podem ser aprimoradas e até mesmo desenvolvidas. Nos coworkings, é possível interagir com mais profissionais, fazer networking e se atualizar. Saiba como desenvolver as skills necessárias.

habilidades

Provavelmente você já ouviu a frase: ter uma faculdade hoje em dia não é mais suficiente, é preciso ir além, se capacitar, buscar novas formas de qualificação. Pois bem, não podemos negar que esta realidade bate à porta todas as vezes que somos colocados diante dos mais variados desafios do mercado.

Se você já é um profissional atuante no mercado de trabalho, um empreendedor, ou mesmo está em busca de recolocação, vamos falar exatamente sobre as habilidades e competências que um profissional deve ter. Então, venha com a gente!

Por que desenvolver novas habilidades?

Sem dúvidas a formação técnica é o que possibilita qualquer profissional a entrar para o mercado e evoluir com sua carreira. Mesmo um empreendedor precisa ter noções técnicas para avançar em seus negócios.

Entretanto, só a técnica específica em sua área de atuação não é o suficiente. Até mesmo porque a concorrência anda acirrada e é cada vez mais comum profissionais formados sem as habilidades necessárias para trabalhar em grupo, tomar decisões, exercer liderança, propor novos projetos e por aí vai.

Existem várias formas de desenvolver habilidades extras, seja em um mini curso, workshop, palestras, aulas online, aulas presenciais, etc. O que vai definir qual a melhor forma de absorver essas novas informações é a necessidade e disponibilidade de cada um.

Mas é essencial reforçar o fato de que tudo precisa partir de uma iniciativa individual. Ou seja, cada um precisa reconhecer suas necessidades e só depois disso dar o segundo passo em busca dessa otimização na carreira.

Esse plus na carreira vale tanto para o colaborador de uma empresa quanto para um empreendedor desenvolver suas habilidades. Inclusive, nada impede um profissional contratado exercer habilidades empreendedora dentro de seu setor, sua empresa e até mesmo em sua comunidade. Aliás, fica aqui mais uma habilidade muito apreciada pelo mercado: perfil empreendedor nato!  

Habilidades que o mercado espera de um profissional

habilidades

Dentre as diversas habilidades que o profissional deve ter, muitas delas são desenvolvidas na prática. E partindo deste pressuposto, estar em um ambiente que estimule isto é essencial. Trabalhar dentro de um coworking, por exemplo, garante um intensivão de novas habilidades, como:

Colaboração mútua

Escritórios compartilhados levam em seu próprio nome a essência desta habilidade. Ser um coworker é estar sempre atento as necessidades do coletivo  e ao mesmo tempo se tem a oportunidade de aprender com as experiências do outro.

Leia mais sobre esse tema aqui

Flexibilidade

Assim como colaborar para o bem coletivo, dentro de um coworking o profissional exerce a flexibilidade, tanto em situações voltadas para interesses pessoais, quanto para o coletivo. Você precisa ser mais flexível nos seus horários, por exemplo, mas também precisa ser flexível ao compartilhar ambientes coletivos. Saber a hora de ceder é fundamental.

Autoconfiança e autoconhecimento

Os coworkings podem te ajudar a reconhecer suas qualidades e fraquezas. Afinal você está lidando diretamente com uma amostra do mercado, mas ao mesmo tempo todos estão na mesma situação que você, ou seja, querem evoluir.

E neste momento, ter consciência dos pontos que precisa melhorar e dos que são seus diferenciais faz toda diferença. Estas habilidades são essenciais para tomadas de decisão onde você precisa assumir riscos e ter segurança.

Networking

Sozinho você não chega a lugar algum. E se tem uma vantagem que sobressai dentro dos escritórios compartilhados é a capacidade de fazer contatos, ampliar sua rede de networking.

Se você desenvolve suahabilidade em fazer novas parcerias, reconhecer potenciais clientes e, principalmente, identificar possíveis parceiros, automaticamente soluciona diversos problemas que venham a impactar no seu negócio.

Por isso, nunca deixe de convidar o outro para um cafezinho! Essa ação pode lhe gerar bons frutos profissionais!

 

habilidades

E aí, pronto para desenvolver novas habilidades?

As possíveis expectativas que podemos estar gerando em cima de um coworking podem parecer muito altas.

Mas acredite: um modelo de trabalho onde você é o principal responsável pelo seu crescimento e ao mesmo tempo compartilha experiências com profissionais tão focados quanto você, pode ser o trampolim que procura para alavancar sua carreira. Não postergue mais, dê seu primeiro salto!

Caso ainda esteja em dúvida de para onde ir, nós te ajudamos! Conheça o OfficePass e veja como você pode melhorar suas habilidades com a rede Woba.

Similar Posts