Coworking como alternativa para o trabalho remoto

Trabalho Remoto

Imagina só oferecer para o seu funcionário, que já tem a liberdade do trabalho remoto, a opção de trabalhar em um coworking? E já pensou ter essa liberdade com a sua empresa? Veja que é possível!

Qualidade de vida e economia são palavras de ordem para quem sonha conciliar profissão e vida pessoal. Tudo isso, obviamente, sem deixar cair a produtividade. Neste cenário é cada vez mais comum empresas que oferecem o home office. Porém, nem todo funcionário se adapta à rotina de trabalhar solitário. Ou mesmo não tem infraestrutura para trabalhar de casa. E é aí que os coworkings entram como alternativa para a empresa manter seu funcionário com um, a baixos custos e com reais oportunidades de aprendizado.

Tudo preparado para acolher!

O espaço de coworking oferece toda estrutura que o funcionário precisa para desenvolver seu trabalho, como energia, internet, ambiente mobiliado, etc. Além disso, ainda proporciona um clima de motivação, afinal, são vários empreendedores compartilhando o mesmo espaço, trocando experiências e vivências particulares e únicas. Para as pessoas que sentem aquela necessidade de ter um lugar para ir e voltar, cumprindo um horário estipulado de trabalho é um benefício a mais, e o melhor, a baixo custo.

Há algum tempo esses modelos de escritórios compartilhados vêm ganhando espaço e adeptos por todo Brasil. Inicialmente a busca era, principalmente, por parte de empreendedores à procura de um lugar para desenvolver seus negócios, com foco principalmente no espaço. Mas posteriormente vinha o adendo de ter outros profissionais para trocar ideias, serviços e até mesmo clientes. Porém, este público não é exclusivo nestes espaços. Há também os empresários que, por uma questão de mobilidade, qualidade de vida, ou mesmo estrutura física da empresa, optam por oferecer aos funcionários a flexibilidade de escolher o lugar onde querem trabalhar.

Trabalho remoto, liberdade e networking

Neste modelo de trabalho, os funcionários têm a vantagem de optar por um escritório compartilhado mais próximo de casa. Eles também podem conhecer outros profissionais que atuam na mesma área, ou numa área complementar à sua. Esta é uma experiência que pode agregar valor para a empresa, que terá um colaborador imerso em um ambiente propício a novas experiências. Mas também para o funcionário que, além da flexibilidade de horários, tem a possibilidade de ampliar os horizontes enquanto profissional.

Considerando que uma das principais vantagens do escritório compartilhado é o baixo custo. Muitos podem ter a visão de ser uma opção exclusiva para empresas iniciantes. Ou de pequeno porte, que estão em fase de adaptação no mercado de trabalho. Porém, essa realidade é bem diferente e, hoje, os coworkings já são vistos e utilizados por empresas dos mais diversos segmentos e portes.

Das pequenas às médias e grandes empresas: coworking é uma realidade!

Liberdade gera qualidade!
Liberdade gera qualidade!

Seja por uma questão de mobilidade urbana. Por estratégia de mercado. Por opção do funcionário que tem a escolha pelo home office. Por falta de espaço físico. Enfim, vários fatores podem conectar as empresas aos escritórios e salas compartilhadas. E dentre a diversidade de espaços como estes no Brasil, uma característica quase que comum a todos eles é o ambiente descontraído e, literalmente, compartilhado, com mesas comuns e grandes salas. Mas, é válido lembrar que, para aqueles que precisam de mais privacidade, sem perder os benefícios de um coworking, existem as salas privativas. Estas salas oferecem estruturas ideais para o trabalho, e os contratantes continuam com acesso às áreas coletivas, como cozinha, banheiros, salas de reuniões, etc. Para saber mais sobre esse modelo de contratação, leia aqui.

Conteúdo relacionado: conheça tudo sobre a história dos coworkings

Principais benefícios dos coworkings para as empresas

Já citamos alguns benefícios que as empresas e os funcionários têm ao utilizarem os coworkings como aliado do trabalho remoto. Agora, focando especialmente no empreendedor  que terá seu funcionário alojado dentro desses espaços, falarei 3 fatores importantes que podem ser essenciais na tomada de decisão sobre alocar um funcionário nestes espaços.

Networking
Café e networking. Novas percepções.

Percepção de mercado

Para as empresas que gostam de ser manter atualizadas sobre as inovações e tendências de mercado, esta é uma ótima oportunidade. Afinal seus colaboradores estarão em contato com outros profissionais, que não tem nada a ver com sua empresa e, consequentemente, tem novas informações à compartilhar. Tais informações podem ser obtidas diariamente em situações diversas, como num almoço, numa pausa para o café, etc.

Economia

Sim, esse é um fator de extrema relevância, independente do porte da empresa. Utilizar um espaço com as mesmas funcionalidades e qualidade do espaço físico da empresa e ainda dividir os custos é um fator a ser considerado.

Branding

Seu colaborador sempre será um porta voz da sua marca. Alocar esses funcionários dentro de escritórios compartilhados é uma forma de disseminar a percepção sobre sua marca no  mercado de trabalho. Afinal, o colega do lado pode ser um formador de opinião, um possível cliente, um potencial parceiro, etc.

Você é um empresário? Tem seu espaço físico? Quantos colaboradores precisam de fato estar presente na sua empresa? Busque espaços que estão preparados para receberem sua equipe! 

Aderir aos novos modelos de trabalho é pensar fora da caixa. Então, inove, reinvente, saia da caixa!

Até a próxima! 🙂

Similar Posts