Importância de um aplicativo para o seu negócio (Guest Post)

Segundo um estudo de junho de 2017, 94% dos brasileiros afirmam que já baixaram e instalaram algum aplicativo em seu smartphone. Dentre esses apps são contemplados várias áreas. Desde jogos, apps para locomoção, paquera e muitos de empresas que prestam serviços. Essa realidade pode ser aproveitada e muito para começar a se pensar na produção de um aplicativo para o seu negócio.

Atualmente grande parte da sociedade está no meio digital. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Seja por meio de objetos inteligentes, smartwatches dinâmicos ou um aplicativo otimizador de tarefas.

Ignorar esse caminho do mercado é o mesmo que não permitir a inovação e deixar de atingir grande parte dos seus consumidores. Afinal, propagandas na televisão, outdoors e panfletos já deixaram de ser realidade nas estratégias de marketing.

Por que ter um aplicativo para seu negócio?

Rapidez, agilidade e qualidade. Essas palavras definem as novas exigências dos consumidores atuais. Para conseguir chegar a esse alto patamar é necessário juntar a boa prestação de serviços com toda tecnologia disponível para investir.

Muitos empreendedores acreditam que para se ter um negócio consistente é necessário estar no mercado com uma boa estratégia e vender um bom produto. Se fossemos analisar o modo de consumo da sociedade a 5 anos atrás talvez eles ainda estariam corretos. Porém, o dinamismo atual exige cada vez mais dos comerciantes. Se você não se adequa acaba perdendo espaço para a concorrência.

A importância de um aplicativo para o seu negócio se encontra em detalhes. Quando se pensa na nova sistemática de consumo os motivos para se adaptar já ficam mais claros.

Se você possui um empreendimento vai entender o que estou dizendo. Marketing, vendas, funcionários, metodologias de mercado. Realmente, são muitos setores para se tomar conta. E é exatamente nessa otimização de tempo e aproximação que o aplicativo para o seu negócio entra.

Mudança do cenário empresarial em relação a tecnologia

A relação entre empresas e tecnologia tem se modificado. Há alguns anos possuir um aplicativo para o seu negócio era restrito apenas a grandes corporações. Atualmente o que se vê é uma consciência maior a respeito das vantagens do investimento e um maior aproveitamento de empresas de diferentes setores por essa tecnologia.

As causas para esse tipo de transformação são variáveis. Uma das apostas é o grande crescimento no número de dispositivos. Segundo dados de 2014, 8 em cada 10 pessoas possuem ao menos um smartphone.

Com isso, estar presente no ambiente mobile deixou de ser uma possibilidade e passou a ser uma necessidade empresarial. É a partir dessa presença que organizações conseguem competir com seus concorrentes.

Nos dias de hoje essas modificações foram incorporadas nas estratégias pessoais de diferentes empresas. Além dessa adaptação estamos vivenciando um momento de experimentação. Agora é a hora de entender melhor os frutos desses investimentos e trabalhar com os dados que são fornecidos.

O poder da otimização do tempo

A importância de um aplicativo corporativo também tem a ver com a integração de tecnologia em tarefas que, antes, eram feitas de maneira totalmente manual. Graças ao uso dessas ferramentas, dá para automatizar diversos processos, tornando-os muito mais eficientes.

Com uma construção personalizada, é possível garantir, por exemplo, que os clientes façam compras pelo app praticamente sem a necessidade de interferência humana.

É graças a um recurso desse tipo que a gestão consegue controlar a localização de equipes externas ou, então, monitorar determinados resultados. Com isso, uma mesma tarefa que antes demandava muito tempo, passa a ser executada em questão de segundos.

Ao reduzir o tempo necessário para tais execuções, há uma diminuição dos custos e um ganho de eficiência. Há menos chances de erros e menores riscos em geral. Com isso, a organização pode se focar em outros pontos mais importantes e estratégicos.

Consolidação da sua marca

Quando uma empresa cria um aplicativo para o seu negócio, ela consolida a sua presença em um meio que não é apenas a internet, mas, sim, o ambiente móvel. Ou seja, ela passa a estar inserida no conceito digital. Responsável por um crescimento gigantesco no Brasil desde 2012. Existem estatísticas que mostram um aumento de 60% no uso de dispositivos móveis no país.

Além de estar no meio mobile a marca ganha em proximidade com o consumidor. Afinal de contas após o aplicativo instalado o cliente terá contato diariamente com a empresa.

Construir um aplicativo para o seu negócio pode representar um novo canal de comunicação com seu consumidor. Com os sistemas desenvolvidos atualmente é possível enviar notificações, dados e instigar o consumo através de um aplicativo para o seu negócio.

Com isso, a marca se torna mais visível, já que pode ser acompanhada de perto pelos consumidores. Uma vez presente nesse ambiente, ela consegue atingir pessoas que, antes, não estavam sendo atingidas por suas estratégias. Ampliando assim o olhar mercadológico.

Todo esse investimento tem uma consequência. O aumento do alcance e reconhecimento de marca, permitindo que novas oportunidades sejam geradas. Isso não apenas colabora para potencialmente gerar mais vendas, como fortalece a marca.

A partir da inserção nesses meios digitais é possível ampliar as estratégias para atingir seu público. Em alguns casos é preciso e necessário uma modificação de consumidor. A partir de uma estratégia ativa em todos os canais e ambientes, o nome do seu negócio ganha força.

Por fim…

Todas esses ganhos podem ser perdidos caso a empresa desenvolvedora não entenda a mensagem que você quer passar. É necessário ter um cuidado na hora dessa escolha tão importante.

Percebe-se então que pensar em um aplicativo para o seu negócio vai além de visualizar um aumento nas vendas. Com a efetivação é possível pensar em ampliação do público, ganho de força em estratégias de marketing e ainda uma boa forma de mostrar inovação e sair na frente no mercado.

Laryssa Gabellini  /  Marketing Usemobile

+55 (31) 3552-3533

//www.usemobile.com.br

Similar Posts