Entenda as vantagens de incentivar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho

alimentação saudável

A principal vantagem que a alimentação saudável traz é a qualidade de vida, pois esse tipo de comida faz o nosso corpo funcionar adequadamente (respondendo a todas as funções) e também ajuda na prevenção de qualquer doença.

Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa ou em lugares que tenham comidas saudáveis devido a correria do dia a dia.

A ansiedade, pressão e o corre-corre que geralmente aparecem na rotina do trabalho podem fazer com que as pessoas deixem de lado a importância de se alimentar adequadamente. Muitos colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam de forma correta.

Uma dieta variada, rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, pode te ajudar a ter mais energia para atuar diante dos desafios. Alimentos muito gordurosos e de difícil digestão devem ser evitados no período de trabalho, pois causam sonolência e indisposição.

Dê preferência a frutas in natura, ou oleaginosas (castanha de cajú, castanha do Pará, amêndoas, etc) que não precisam de refrigeração para os lanches e pausas.

No caso de haver disponibilidade de geladeira no ambiente de trabalho, (Veja aqui o post da semana passada sobre cozinha compartilhada) podem ser incluídos outros tipos de frutas em pedaços, prontos para consumo, bem como sucos e iogurtes.

Para ajudar nesse processo é preciso planejar um pouco a sua rotina, levando alguns lanches de casa ou optar por trabalhar em um local que tenha algumas opções bacanas na hora que a fome apertar.

Afinal, grandes intervalos entre as refeições podem aumentar o apetite e influenciar nas escolhas para compor as principais refeições. Se você estiver com muita fome vai querer devorar tudo o que estiver pela frente.

A seguir alguns dos espaços que já viram as grandes vantagens de incentivar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho:

Cazamais (São Paulo)

Komborgânica no Cazamais (São Paulo)

Os coworkers adoram o projeto Komborgânica estar dentro do Cazamais. Ele é um serviço plus, para a comodidade de todos. Que tal no meio do dia poder fazer um break e descer para tomar um lanchinho saudável durante a jornada, ou ainda poder fazer a feirinha da semana e levar produtos saudáveis pra casa?

Além do espaço ser super aconchegante você poderá marcar um café orgânico com seu cliente ou fornecedor para um bate papo mais informal. A equipe da Komborgânica é show, os coworkers convivem em pleno sentido de comunidade e compartilhamento com eles. Vira e mexe “mimam” os residentes com frutinhas ou bolos fresquinhos. Hummm… Que delícia!

My Work (São Paulo)

Bistrô do coworking My Work

Esse espaço incrível que já fez parte do nosso post de vistas espetaculares também tem um bistrô cheio de comidinhas saudáveis. Um dos pilares do My Work é exatamente esse, alimentação saudável.

Eles querem aguçar nos coworkers esse feeling de um novo olhar para a alimentação, já que na correria do dia a dia acabamos por escolher coisas práticas e não tão saudáveis. Por conta disso procuram trazer sempre chefs que sigam essa linha mais natural.

Às vezes colocam uns brigadeiros e docinhos (umas besteirinhas como eles dizem)… mas sempre tentando introduzir esse conceito de alimentação saudável e natural, mesmo que aos poucos. Hoje, durante o horário comercial quem cuida do bistrô é a LocalChef, uma plataforma na internet que é um delivery, com vários chefs maravilhosos que trazem suas comidinhas para eles venderem lá. Já quero fazer a minha encomenda para um chef de cozinha deles!

GUAJA (Belo Horizonte)

GUAJA Café–Coworking Belo Horizonte

Instalado em uma linda casa modernista da década de 1950, desenhado para que você permaneça conectado, o GUAJA combina o espaço de trabalho em um coworking à atmosfera de um café.

Por lá, é sempre fácil encontrar e trocar sonhos, ideias e ambições. Este local atende a todas as bocas: servem em sua mesa de buffet de 9h às 18h pães integrais e doces, bolos, geleias diversas, manteiga de limão feita em casa, cestas de biscoitos doces e salgados e pães de queijo feitos à mão em casa.

Eles gostam de servir tudo fresco e feito em casa. A mesa é de livre consumo de todos os coworkers, sejam planos mensais, diárias ou hora. Além disso, agora eles estão com uma novidade, os pokes. Tem 3 opções, entre elas uma vegana. Fiquei com água na boca e você?

MALHA (Rio de Janeiro)

alimentação saudável

A MALHA é um Movimento por uma nova forma de pensar, produzir e expressar uma Moda mais colaborativa, justa, sustentável. A iniciativa tem como sede um galpão industrial em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro que é um pólo de Moda.

Nesse galpão, fica o restaurante de alimentação natural Verdin. Os residentes e visitantes podem almoçar, tomar um café, fazer um lanche e receber clientes lá.

Ele nasceu da vontade de se ter uma alimentação saudável, de uma forma prática e possível.

Prezam a alimentação inteligente, a reeducação alimentar, o consumo de produtos locais, sazonais, orgânicos-sempre-que-possível, o uso integral dos alimentos, e as práticas culinárias que evitem perdas nutricionais e desperdícios de forma geral.

Saudável, funcional, prático e sustentável, feito hoje para consumir hoje! Incrível esse lugar né?

Que tal ir trabalhar em um desses espaços essa semana? Entre em nosso portal e saiba mais sobre esses e outros parceiros próximos de você.

Até a próxima!

Jade Santos

Similar Posts