Como aumentar a diversidade de ideias com sua equipe em um coworking?

diversidade de ideias

A globalização, envolvida pela chuva de informações das quais temos acesso hoje através da internet, trouxe para muitos a sensação de que um assunto sempre já foi discutido. Ou de que uma ideia sempre já foi explorada. Ou, ainda, de que uma informação já deixou de ser novidade em questão de segundos. Essa facilidade com que a comunicação acontece pode assustar. Mas uma coisa é certa: a diversidade de ideias sempre será crucial e mais do que um tendência dentro de uma organização. Portanto é preciso encontrar formas de se reinventar.

O que é diversidade de ideias no trabalho?

Antes mesmo de falar sobre a diversidade de ideias no trabalho, é preciso ressaltar algo. Esta hipótese de trabalhar ideias variadas dentro de uma organização (ou em qualquer lugar) só é possível quando as pessoas que formam a equipe também têm suas diversidades aceitas e representadas.

Diversidade étnica, biológica, cultural, social, linguística, religiosa, musical, não importa. O que vale é fazer a junção de pessoas com características não comuns trabalhando por um mesmo objetivo. Fugir das mesmices, se reinventar em meio ao turbilhão de novidades que circulam diariamente nas redes sociais, é uma missão que não dá para ser concluída sozinha.

Quando uma equipe é estrategicamente montada, sua liderança consegue enxergar longe. Analisa-se calmamente aonde pretende chegar. E, a partir daí deixa de olhar para o exterior e começa a entender o que de fato levou cada um de sua equipe até ali. Seja um experiência profissional, pessoal, o bairro onde mora, a escola que frequentou, as especializações as quais se dedicou, as amizades que cultiva (inclusive nas mídias sociais), os filmes pelos quais tem interesse. Enfim, tudo isto e muito mais ajudam a compor um grupo diverso, cheio de potenciais.

A importância da diversidade de pessoas para as ideias

Lidar com a diversidade definitivamente não é tarefa fácil, mas é produtiva. Nivelar um grupo, mantendo todos com os mesmos interesses juntos, trará como consequência uma queda de inovação, criatividade e, consequentemente, nos resultados.

A diversidade de ideias está exatamente em cabeças que pensam diferente. Está na possibilidade de olhar para o outro e em alguns casos se identificar com ele, mas sempre poder contribuir com uma vivência que é só sua. E para evitar que os ruídos das diferenças impacte na  rotatividade, é fundamental estar atento ao trabalho em equipe do grupo em questão.

Leia mais sobre como reduzir o turnover da sua equipe através da criatividade

Se você entendeu a importância de uma equipe com diferentes potenciais, mas não sabe como sua empresa pode fazer, já vamos falar sobre isto também. Afinal, um processo seletivo bem executado diz muito sobre o futuro de uma organização.

diversidade de ideias

Como criar uma equipe capaz de proporcionar diversidade de ideias?

Estude. Não é só dentro de uma sala de aula que se deve estudar. Hoje, se mantém no mercado quem busca formas de se atualizar. Estude tendências, estude expectativas, estude o futuro da área na qual está atuando, sendo você uma referência da sua área ou não.

Depois de estudar e se cercar de tudo que pode ser melhor para sua empresa, ou para a empresa que trabalha, estude todos os públicos que o cerca,  estude onde as diversidades estão e, claro, faça recrutamentos de forma diversificada.

Quanto mais experiências variadas levar para sua equipe, mais condições de inovar vocês terão. Especializar-se em alguma área é importante. Mas as bagagens de vida que cada um leva é que de fato molda uma equipe e, consequentemente, uma empresa. O escritórios compartilhados vem crescendo e ganhando espaço no mercado, justamente por ter como premissa a diversidade e democracia em seu modelo de trabalho.

Dentro dos coworkings não há necessidade de criar programa de inclusão, pois esta é uma realidade intrínseca ao negócio. Muitas pessoas físicas, microempreendedores, empresas de pequeno,médio e grande porte têm migrado suas equipes para estes lugares. Visando em alguns casos economizar. Em outros se aproximar do mercado. Ou mesmo viver uma nova experiência. Entretanto, o que na prática todos ganham é a certeza de ter um lugar apropriado e inclusivo para desenvolver projetos e, claro, diversificar nas ideias.

A diversidade de ideias não está num modelo de negócio. Não está no mercado. Não está nas novas tecnologias. Mas sim em pessoas interessadas em formar grupos diversos, que no fim irão se complementar. Pareceu contraditório, mas acredite: é a mais pura verdade.

Se diferenciar nas ideias e nas entregas é uma consequência de uma equipe bem estruturada e uma empresa antenada as possibilidades.

Você está se preparando?

Até mais! 🙂

Facebook Comments
Como aumentar a diversidade de ideias com sua equipe em um coworking?

Coworking para empresas: menos custos e mais oportunidades

Como aumentar a diversidade de ideias com sua equipe em um coworking?

Organização horizontal: como escolher sua forma de gestão

Newer post

Post a comment

[instagram-feed showheader=true widthunit=273 heightunit=273 imagepadding=0 showfollow=true showbutton=false]