Os 8 melhores livros de empreendedorismo

livros de empreendedorismo

Você fez uma meta de leitura para este ano? Como está se saindo com ela? Ler é muito importante para todas as áreas da vida, estimula a imaginação e oferece ensinamentos difíceis de esquecer. O problema é que, além do problema do tempo, nem sempre sabemos o que ler em seguida.

Para quem se aventura no mundo dos negócios, ou está se preparando para isso, pegar livros de empreendedorismo para ler é uma ótima ideia. Ainda não sabe qual título pegar? Confira essa lista!

1 – De Onde Vêm as Boas Ideias – Steven Johnson

Uma boa ideia pode gerar um negócio e chegar a criar fortunas. Mas como elas são criadas? Quem as coloca em prática? Tanto na ciência quanto no empreendedorismo, vivemos em busca dessas grandes ideias.

O autor ensina ao leitor exatamente isso: como as boas ideias são criadas e qual é o processo até que elas alcancem a plenitude. Descubra como as maiores invenções do mundo vieram à tona e aprenda um pouco com elas. Se você está criando um negócio, este é um dos melhores livros de empreendedorismo para ler logo no começo!

2 – A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

Quando for procurar livros de empreendedorismo para ler, procure por histórias e relatos que falem a verdade e não apenas o que você quer ouvir. Mark Manson entrega exatamente isso aqui: as coisas como elas realmente são.

Afinal, as falhas existem e estão escritas no seu destino. O que muda o jogo é aprender a lidar com elas, encarando de frente, sem fingir que está tudo bem, mas também sem ser desleixado. Quer aprender a ligar o f*da-se e conseguir sucesso com isso? Não deixe de ler!

3 – O Dilema da Inovação – Clayton Christensen

Muitas empresas tentam inovar, mas poucas conseguem fazê-lo de verdade. Não basta ter produtos inovadores e tecnológicos: é preciso inovar na forma de entregar a solução, atender o cliente, se comunicar. Em resumo, é preciso que a inovação esteja na cultura da empresa.

Clayton é professor de Harvard e explica aqui o que você precisa fazer para estar no hall das empresas que realmente inovam. Para quem quer ter relevância no mercado, é uma leitura importante!

4 – O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Este livro está entre as obras de empreendedorismo que não escondem a verdade. Ben era CEO da Opsware, empresa que enfrentou o estouro da bolha da internet. Ele divide detalhes de sua trajetória que se resumem a: empreender é difícil.

Ainda assim, ele consegue motivar o leitor ainda mais a se aventurar no mundo dos negócios, explicando como podemos ser resilientes às mudanças e nos dar bem com elas.

5 – O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Este livro é para quem precisa afiar suas habilidades de gestão. Afinal, não basta ter uma boa ideia e criar um negócio – você vai precisar gerir pessoas, prospectar clientes, dentre outras coisas, especialmente no início.

Peter ensina o leitor a se tornar um gestor que consegue organizar seus afazeres, priorizar, gerir o tempo e ser mais produtivo. Assim, por mais que a equipe cresça e o negócio exija mais de você, não haverá desafio grande demais.

6 – A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

Este é outro livro para quem precisa alcançar níveis maiores de produtividade. Aqui, ele ensina a técnica Getting Things Done (fazendo as coisas acontecerem), que deu origem a todas as outras metodologias de produtividade.

Seu método é baseado em descarregar a nossa mente das preocupações, a fim de liberar espaço e energia para executar as tarefas diárias. Você pode usar qualquer ferramenta para isso e descobrir como pode alcançar mais fazendo menos.

Se o que você procura é um livro que ofereça uma prática fácil de aprender, escolha este.

7 – O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Grandes empreendedores têm uma coisa em comum: foram capazes de enxergar o potencial das coisas e as mudanças antes de todo mundo. Ser visionário pode ser algo nato, mas é possível treinar seu tato para isso.

Malcolm explica, neste livro, como modas viram tendências e o que faz com que algumas ideias ganhem o mundo e outras morram na praia. É o chamado “ponto da virada”, no qual mercados surgem e se transformam e o sucesso acontece.

Um dos melhores livros de empreendedorismo para quem quer se preparar para o futuro e colocar uma solução incrível no mercado.

8 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Nenhum empreendedor sobrevive sem sua rede de relacionamentos. Ter boas conexões não é apenas uma questão de conseguir benefícios, mas também de oferecer ajuda para que o ecossistema cresça de forma saudável.

Este livro é um clássico (foi escrito em 1936), mas passa longe de ser uma obra de auto-ajuda. Dale apresenta conceitos fáceis de entender que ajudam o leitor a aprender como persuadir as pessoas a gostarem de você. Conquiste parceiros para a vida colocando esta obra na sua lista de livros de empreendedorismo!

Leituras para alcançar o sucesso

livros de empreendedorismo

Você pode encontrar resenhas críticas dessas obras na plataforma do 12min. Os textos oferecem os principais ensinamentos de cada livro, para que você absorva em alguns minutos. Assim, pode se dedicar à sua vida de empreendedor à vontade!

Faça seu trial hoje mesmo e experimente nossos microbooks. Você vai gostar de conhecer.

Happy reading 😉

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Facebook Comments
Os 8 melhores livros de empreendedorismo

Economia compartilhada: o que é isso?

Os 8 melhores livros de empreendedorismo

Inteligência emocional no trabalho: impacto para funcionários e empresa

Newer post

Post a comment

[instagram-feed showheader=true widthunit=273 heightunit=273 imagepadding=0 showfollow=true showbutton=false]